Como funciona o olho e a visão?!
Entenda como o olho é formado, o papel de cada estrutura e como funciona o processo da visão.
A visão é um dos nossos cinco sentidos, onde a maior parte das nossas percepções do mundo dependem dela. Os nossos olhos estão conectados a todo o organismo e o funcionamento deles sinaliza como anda nossa saúde.
Enxergar parece um atividade simples, como respirar, que não requer muito esforço. Mas como tudo em nosso corpo, é um processo delicado e muito elaborado. Curioso para saber como vemos através dos olhos? Primeiro vamos entender como é a estrutura do órgão!
Partes do olho
A parte externa do olho é formada pelas pálpebras e cílios, que protegem os olhos. A função de piscar das pálpebras auxilia a lubrificar os olhos com as lágrimas produzidas pelas glândulas lacrimais (acima da órbita ocular).
Ao redor do olho estão os músculos extrínsecos, que são 6 músculos sincronizados que movimentam os olhos.
Já parte interna é bem mais complexa e delicada. A conjuntiva é uma membrana que reveste a superfície dos olhos. A córnea é a primeira camada, que funciona como uma lente transparente que atua no foco das imagens.
Visualmente perceptíveis estão a esclera, que é a parte branca do olho, e no meio a íris, parte colorida. No centro dela está a pupila, que regula a entrada de luz conforme o ambiente para enxergamos melhor.
Logo atrás da íris está o cristalino, que também funciona como uma lente flexível que ajusta o foco dependendo da distância dos objetos. Isso é possível devido aos músculos ciliares que possuem uma elasticidade para contração e relaxamento do cristalino.
Outra estrutura que fica nessa região é o corpo ciliar, que forma uma substância chamada humor aquoso, um líquido que nutre e regula a pressão interna ocular. Antes de chegar ao fundo do olho, toda a região posterior é preenchida pelo humor vítreo, uma substância gelatinosa que mantém a forma do olho.
No fundo o olho está a retina, que recebe a luz e converte em imagens. No centro da retina, a fóvea central permite perceber as cores e a mácula lútea, que reconhece detalhes visuais.
Entre a esclera e a retina está a coróide, que oxigena o olho e é formada por vasos sanguíneos. E logo no final do órgão está o nervo óptico, tecido que conecta o olho e o cérebro.
Agora vamos dar um olhada na organização de da parte dessa na anatomia do olho?!
Como enxergamos?
Agora que você já conhece toda a estrutura ocular fica fácil entender!
A luz reflete nos objetos e entra pelo nosso olho, passa pela córnea e cristalino convergindo para a retina.
A retina converte a luz em impulsos nervosos, sinais elétricos que são enviados pelo nervo óptico para o cérebro, transformando em imagens.
Nesse processo, as células fotorreceptoras (cones e bastonetes) transformam luz em impulsos elétricos, onde estes levam informações sobre formas, cores, luminosidade, movimento, entre outros, que são traduzidos pelo córtex cerebral em imagens.
Parece mágica, não é mesmo?!
Mas na verdade é um processo intrincado e que envolve todo o organismo, pois depende do equilíbrio de diversos fatores que refletem na nossa saúde ocular para que a nossa visão seja 100%.
Quando qualquer área do olho sofre alguma alteração a nossa visão é afetada. Por isso é importante fazer o acompanhamento oftalmológico, pois muitas dessas regiões oculares podem sofrer mudanças com o tempo, por fatores genéticos ou determinadas condições ambientais, e muitas vezes os problemas podem ser assintomáticos, e só o médico pode diagnosticar.