6 motivos para fazer a cirurgia de catarata
Conheça os benefícios que a cirurgia de catarata promove para quem tem a doença.
A catarata é a maior causa de cegueira no mundo, 51% dos casos . Mas a boa notícia é que ela é reversível, ou seja, pode ser curada. Atualmente atinge em média 70 milhões de pessoas no mundo. Sendo que 85% dos casos acomete idosos, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Mas, o que é catarata?
Logo atrás da pupila está o cristalino, a lente natural do nosso olho, que é chamado assim pelo seu aspecto transparente. A catarata ocorre quando essa lente fica parcialmente ou totalmente opaca. Como a entrada de luz no olho com catarata fica prejudicada, a visão fica embaçada e distorcida.
Os principais sintomas da catarata são a dificuldade para enxergar, falta de nitidez, imagens turvas, visão de névoa com cores desbotadas. A perda visual é progressiva, vai piorando com o tempo, principalmente com o envelhecimento.
Descubra os benefícios da cirurgia!
Além de voltar a enxergar com nitidez, vendo as cores mais vivas e imagens sem borrões, a melhora na acuidade visual a cirurgia da catarata traz inúmeras vantagens sociais, psicológicas e emocionais. Confira os principais ganhos abaixo!
1. Independência
Ir ao mercado, contar o dinheiro, usar o celular, ler, dirigir… São atividades que parecem simples, certo? Mas essas tarefas do dia a dia são afetadas pela catarata. A pessoa deixa de fazer pequenas tarefas corriqueiras e passa a depender dos outros em quase tudo. Com o retorno da visão, a capacidade para executar normalmente suas atividades é recuperada.
2. Eliminar a necessidade de óculos
A cirurgia da catarata consiste na troca da lente natural do nosso olho por outra lente, a chamada lente intraocular, ou LIO. Na escolha desta lente a ser implantada na cirurgia, é possível eliminar os óculos para longe (miopia, astigmatismo, hipermetropia) ou também para perto (presbiopia).
3. Melhora o sono
Isso mesmo! O nosso organismo entende a alternância da luz do dia e escuro da noite, agindo na produção hormonal ao longo do dia, o que afeta nosso sono e humor. Por isso, a opacidade da catarata escurece a visão, impedindo a regulação normal de percepção da luz e alterando a produção do hormônio responsável pela regulação do sono. A cirurgia melhora a absorção de luz, que afeta a produção desse hormônio, que induz o sono. Assim, com a cirurgia o ‘relógio biológico’ volta a funcionar!
4. Reduz o risco de quedas e acidentes
Geralmente a catarata ocorre na terceira idade, quando as quedas e acidentes são mais perigosos e graves. A instabilidade em relação a mobilidade passa a ser menor com a cirurgia, trazendo mais segurança ao se locomover.
5. Qualidade de vida
A visão prejudicada atrapalha todos os aspectos da vida de uma pessoa. Acaba limitando tanto, que a pessoa com catarata não sai de casa, perde o interesse em várias atividades e vai ficando deprimida. Psicologicamente, a cirurgia traz ganhos no resgate da autoconfiança e interação social. Outros impactos podem ser percebidos na saúde do paciente. Uma Pesquisa da Universidade da Califórnia constatou uma grande queda no índice de mortalidade, de 60%, nos pacientes acima de 65 anos que operaram. O mesmo estudo indicou a redução da probabilidade de sofrer com várias outras doenças e acidentes.
6. Evitar a perda progressiva da visão ou recuperá-la
Como não existe tratamento clínico a única solução é a cirurgia. E é um tratamento para o resto da vida! A cirurgia permite em um único procedimento que a pessoa recupere a capacidade visual, deixe os óculos de lado, recuperando uma vida mais saudável e alegre.
Como é a cirurgia da catarata?
Quando se fala em cirurgia, muita gente fica com medo, não é mesmo?! Mas calma, o procedimento é muito simples e seguro!
Entre as diversas técnicas, a microfragmentação e aspiração do cristalino é a mais moderna. Conhecida por facoemulsificação, ou, simplesmente ‘Faco’, ela permite substituir o cristalino por uma lente nova, intraocular, colocada no lugar da lente natural do nosso olho. A remoção da catarata é feita com ultrassom, por meio de uma incisão microscópica, sem sutura. A cirurgia é feita com anestesia local ou por colírio com sedação. A operação é rápida e a alta é no mesmo dia. A recuperação visual é rápida, com volta às atividades em questão de poucos dias.
Existem muitos tipos de lentes intraoculares, que podem corrigir além da miopia ou hipermetropia, também o astigmatismo. É preciso que o oftalmologista avalie cada caso. O Dr. Hilton Oliveira, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, explica que a lente tórica é um diferencial oferecido na correção do astigmatismo. Quando o desejo é eliminar os óculos também para leitura, indica-se as lentes intraoculares multifocais.
Consulte nossa equipe e saiba mais sobre o procedimento!
WhatsApp: https://bitly.com/consultaoftalmo
Telefone: 19 3233-2564
Endereço: Instituto Penido Burnier Acesso direto na entrada da Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo.