3 sinais de problemas oculares
Existem muitos sintomas comuns a vários problemas oculares que são mais recorrentes. Então você pode observar alguns sinais em casa para se atentar e buscar ajuda oftalmológica. Somente o médico Oftalmologista pode realizar um diagnóstico em consultório, com análise e exames. Desta forma o paciente não corre risco de perder a visão, contando com os tratamentos adequados; sendo que o ideal é que seja precoce, ou seja, antes de surgirem complicações ou progressão. Fique de olho, pois cerca de 80% dos casos de perda de visão no mundo seriam preveníveis ou tratáveis (OMS).
Fotofobia
Sua visão muda quando está em ambiente aberto e mais iluminado? Sente maior dificuldade de enxergar a luz do dia? E quando olha lâmpadas e fontes de luz, sente incômodo forte?
Fotofobia é a sensibilidade à luz. A claridade é natural e pode causar um desconforto para quem tem astigmatismo, por exemplo.
É preciso observar se existem outros sintomas associados para saber a causa. pode ser decorrente de enxaqueca e de Problemas Oculares como erros refrativos, ceratocone, conjuntivite, glaucoma, uveíte, blefarite, entre outros.
Entenda mais no texto: https://drhiltonoliveira.com.br/voce-tem-sensibilidade-a-luz/
Coceira no olho
Fique atento a esse sintoma e ao seu comportamento, pois coçar os olhos é um hábito muito prejudicial à saúde ocular e pode desencadear o desenvolvimento do CERATOCONE e acelerar a progressão do problema já existente. Essa prática pode afetar a estrutura da córnea, influenciar no aumento de grau, além de irritar os olhos e levar vírus e bactérias, provocando risco de infecções.
Várias causas podem estar associadas a esse sintoma, como ceratocone, síndrome do olho seco, terçol, blefarite, conjuntivite, entre outros.
Avalie: seus olhos coçam com frequência ou em situações muito esporádicas? Geralmente está associada a alguma reação alérgica ou climática? Aqueles que sofrem de rinite podem ter o sintoma contínuo e a atenção deve ser redobrada, pois o risco está no hábito de esfregar os olhos.
Falta de Foco
Olhe para algo que está longe: você tem mais dificuldade de enxergar só o que está distante? Ou a dificuldade é só para ler e para objetos mais próximos do olho? Ambos?
Quando há problemas de foco, com a visão embaçada e muito esforço para enxergar, estamos falando de Erros Refrativos. Eles são considerados como a doença ocular de maior prevalência mundial e atingem mais de 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Hipermetropia: visão desfocada para o que está perto.
Miopia: visão desfocada para o que está distante.
Astigmatismo: visão desfocada tanto para perto quanto para longe.
Presbiopia: afeta o foco para leitura e para enxergar objetos próximos (vista cansada).
Conheça as Cirurgias Refrativas, o tratamento mais eficaz para esses casos!
TESTE AGORA
Algumas situações apresentadas nesse teste avaliam a capacidade enxergar as cores, a função da retina, sinais de astigmatismo e presbiopia. Mas não substitui uma consulta! Para qualquer diagnóstico é necessário passar por consulta e exames apurados. 😉
Conte com a estrutura do centro de referência há mais de 100 anos em oftalmologia, o Instituto Penido Burnier e com o Dr. Hilton Oliveira, com uma trajetória de sucesso na especialidade.
Agende sua consulta, tenha um diagnóstico preciso e saiba mais!
💬 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣 https://bit.ly/consultaoftalmo 19 3233-2564