12 exames oftalmológicos que todo diabético precisa fazer - Dr. Hilton Oliveira

12 exames oftalmológicos que todo diabético precisa fazer

Quem tem diabetes precisa tomar cuidados muito importantes com a visão, pois estão mais suscetíveis a desenvolver algumas doenças oftalmológicas. Por isso o acompanhamento oftalmológico regular é um cuidado indispensável, com a realização de exames específicos.

A qualquer sinal de mudança na visão o paciente diabético deve procurar o médico oftalmologista para acompanhamento, pois algumas doenças podem provocar perda de visão irreversível e por isso o diagnóstico precoce é vital.

A retinopatia diabética é a doença mais comum, que atinge cerca de 75% dos diabéticos, sendo a maior causa de cegueira em pacientes em idade de trabalho. Diabéticos com catarata sofrem risco maior de desenvolver a retinopatia diabética. Os tratamentos corretos podem reduzir em 90% dos casos o risco de perda da visão (CBO).

A diabetes é um fator de risco que aumenta em 60% a chance de desenvolver catarata e dobra as chances de desenvolver glaucoma. A diabetes tipo 2 aumenta o risco em 3 vezes para desenvolver catarata precocemente. O glaucoma neovascular também está relacionado à retinopatia diabética e o aumento de pressão ocular comprime os vasos sanguíneos, danifica o nervo óptico e afeta a visão lateral.

Um alerta especial para mulheres grávidas com diabetes que devem buscar o oftalmo  assim que descobrirem a gravidez.

Confira os exames indicados para diagnóstico e acompanhamento dos três principais problemas de visão em diabéticos.

Retinopatia diabética

Mapeamento de Retina

Analisa as estruturas do fundo do olho: nervo óptico, retina e vítreo. O procedimento é feito com a pupila dilatada. O exame pode até identificar diabetes  e hipertensão, por exemplo, a partir de alterações encontradas

Retinografia

Gera imagens do fundo do olho: coróide, o nervo óptico retina e os vasos sanguíneos. Ele identifica alterações com a fotografia da retina.

Angiofluoresceinografia

Gera o angiograma da retina (anatomia dos vasos sanguíneos). Com esse exame de contraste são analisado diferentes camadas da retina, coróide e vasos sanguíneos. Ele gera imagens com iluminação e filtros que permitem ver  além de problemas como retinopatia diabética, degeneração macular, entre outras alterações.

Tomografia de Coerência Óptica

Também conhecido como OCT, é um exame diagnóstico de imagem que gera imagens das estruturas oculares com alta resolução por meio de uma tecnologia de escaneamento. Um exame muito importante analisar as camadas da retina para detectar inclusive  edema macular diabético e acompanhar diversas doenças oftalmológicas como degeneração macular relacionada à idade, buraco de mácula, membrana epirretiniana, tração vítreo-retiniana, distrofias retinianas  e glaucoma.

Avaliação do campo visual

Para identificar perdas na visão, na Campimetria são medidas a amplitude, sensibilidade da visão e percepção central e periférica.

Tonometria

É o principal exame para realizar a  medida da pressão intraocular, realizado com um aparelho específico. Geralmente esse indicador estará elevado (superior a 21 mmHg) em quem tem o problema e ainda não teve o diagnóstico, também para quem já tem o problema é um acompanhamento de rotina importante.

Oftalmoscopia

Avaliação para verificar a forma e cor do nervo óptico e se há existência de lesões. É feito também a  pupila dilatada.

Paquimetria corneana

Mede a espessura da córnea, pois medidas diferentes do valor normal podem indicar aumento da pressão intraocular. Importante avaliação já que a doença é assintomática e muitas vezes é silenciosa.

Exame de fundo de olho (fundoscopia)

Realiza a avaliação do nervo óptico

Topografia de córnea

O Pentacam é indicado para muitos outros casos pois permite a análise da córnea, transparência do cristalino e verificação de alterações na região anterior do olho (íris, os corpos ciliares e o cristalino). Além do acompanhamento do ceratocone, também é utilizado na detecção de doenças como glaucoma, catarata e astigmatismo, avaliação para outros procedimentos, como cirurgia refrativa, cirurgia de catarata e transplante de córnea, por exemplo.

Outros exames:

Campimetria manual e computadorizada– Controle do glaucoma

Gonioscopia– Classificação do glaucoma

Ultra-sonografia biomicroscópica– avaliação do glaucoma de ângulo estreito

Curva tensional diária – confirmação diagnóstica nos glaucomas

Teste provocativo para glaucoma

Análise computadorizada de papila e/ou de fibras nervosas  – análise das camadas do nervo óptico

Catarata

Além do teste de acuidade visual para verificar alterações na visão,  é importante fazer o:

Exame de lâmpada de fenda

Equipamento com fonte de luz que possibilita enxergar detalhes da parte interna do olho e principalmente do cristalino, que é afetado pela catarata.

Outros exames:       Mapeamento de retina         |         Fundoscopia        |         Tonometria

O tratamento ideal é o cirúrgico. Dr. Hilton Oliveira explica que a cirurgia de catarata é a melhor solução e no caso dos diabéticos precisa ser realizada o quanto antes para evitar o problema se agravar!

Saiba mais sobre os problemas e visão que atingem diabéticos: https://drhiltonoliveira.com.br/diabetes-e-saude-dos-olhos/