12 dúvidas sobre a Miopia
Os erros refrativos são a maior causa de deficiência visual no mundo e a miopia atinge de 11 a 36% da população, ou seja, 23 a 74 milhões de brasileiros. Estima-se que mais 50% da população mundial terá miopia em 2050 (OMS) e que ocorra um aumento de 90% nos casos, entre 2020 e 2050 no Brasil .
A miopia é um tipo de erro refrativo (que envolve a refração da luz). Quando a luz entra no olho, os raios convergem em um ponto antes da retina, como se o olho fosse maior. Por isso que na miopia a imagem se forma antes da retina e altera a qualidade da visão para longe, dificultando o foco para o que está distante.
1 Quais os sintomas da miopia?
Os principais sintomas são visão embaçada, com imagens distantes desfocadas, dores de cabeça e lacrimejando devido ao esforço e aperto de olhos para enxergar o que está longe.
2 Como a miopia afeta a visão?
A miopia provoca alterações na córnea e no cristalino, que podem ter curvaturas diferentes. Na miopia os olhos geralmente são mais compridos e com córneas mais curvas.
Miopia axial: globo ocular alongado acima do normal (comum na infância).
Miopia de curvatura: curvatura da córnea ou cristalino maior.
Miopia secundária: associada à catarata, traumas ou cirurgias.
Miopia congênita: nascido com alto grau de miopia.
3 Qual a relação da miopia e catarata?
A miopia pode ser causada pela catarata, pois ela aumenta a densidade do cristalino (miopia secundária).
4 Qual a relação da miopia e o ceratocone?
As alterações na curvatura da córnea levam consequente aumento axial do globo ocular e ao desenvolvimento de miopia.
5 Existem estágios evolutivos da doença?
A miopia pode ser considerada baixa (até 3 graus), moderada (de 3 a 6 graus) e alta (mais de 6 graus).
6 O que é alta miopia e quais os riscos?
A alta miopia refere-se aos graus mais altos (acima de 6) e é um distúrbio grave porque traz risco de desenvolver outras doenças oculares, problemas na mácula, descolamento de retina, podendo até levar à cegueira.
7 Quais as causas da miopia?
A maior parte dos casos são hereditários, considerando os fatores genéticos. É possível ser desenvolvida em quem tem outros problemas oculares, como já mencionado (ceratocone e catarata), e também devido a fatores ambientais, como alguns hábitos frequentes.
8 O que é falsa miopia?
Costuma ocorrer com o uso constante das tecnologias, com as telas muito próximas ao olho desacostumamos a olhar para longe: o músculo ciliar no olho faz um esforço maior para focalizar imagens muito próximas- ele se contrai e depois tem dificuldade para encontrar o foco a distância. Então a visão fica embaçada para longe.
9 Qual a relação da pandemia e miopia?
Com o isolamento social o uso de telas de dispositivos eletrônicos aumentou. O tempo de consumo subiu 80% de acordo com alguns estudos recentes. Somente em crianças houve um aumento de quase 40% de casos de miopia, de acordo com Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
10 Quando a miopia pode estabilizar?
Estima-se que na miopia o grau pode estabilizar por volta dos 21 a 24 anos. No entanto para ter certeza é necessário fazer o acompanhamento com avaliação em consultório e exames regulares para detectar se houve a estabilização.
11 Quais são os tratamentos para miopia?
Diferente dos óculos e lentes de contato que melhoram a visão temporariamente, mas não corrigem ou interrompem o avanço do problema, a cirurgia refrativa é a solução definitiva para correção de erros refrativos simultaneamente.
Indicação: pessoas com mais de 18 anos com grau estabilizado, boa avaliação da pressão ocular, espessura e formato da córnea, e sem contraindicações de saúde que comprometam a cirurgia.
12 Como funcionam os procedimentos cirúrgicos?
As técnicas da cirurgia a laser variam na forma de aplicação da tecnologia, mas são todas seguras, sofisticadas, minimamente invasivas, sem internação ou pontos cirúrgicos, com recuperação indolor.
PRK: com uma raspagem da camada epitelial, o excimer laser é aplicado na superfície da córnea, remodelando-a. A córnea é protegida com uma lente de contato terapêutica.
LASIK: com um aparelho, o microcératomo, é criada uma aba na córnea (flap) para aplicação do excimer laser no interior da córnea, corrigindo o grau. Depois essa aba é reposicionada.
FEMTO-LASIK: similar ao Lasik, conta com outro laser, o femtosegundo, para criar um flap ultrafino, com maior precisão.
IMPLANTE INTRAOCULAR (LIOs): o implante intraocular não modifica a curvatura corneana e consiste na aplicação de lentes intraoculares (LIOs), com ou sem remoção do cristalino.. Essas lentes intraoculares fixas, corrigem o grau, a passagem da luz no olho e protegem a retina dos raios ultravioletas.
A miopia é a doença ocular que mais ocorre no mundo e pode levar a baixa visão e outros problemas como glaucoma, descolamento de retina e catarata. Por isso o diagnóstico é fundamental para a correção imediata e acompanhamento do problema pelo Oftalmologista. Esperamos que você tenha conseguido tirar suas dúvidas sobre a miopia!
No Instituto Penido Burnier, referência em cirurgias oftalmológicas, existe toda uma estrutura preparada para acolher o paciente cirúrgico, equipe de enfermeiros, anestesistas próprios, garantindo toda segurança e comodidade na realização dos procedimentos com cuidados pré e pós-operatório.
Consulte nossa equipe e saiba mais sobre esses procedimentos!
WhatsApp: https://bit.ly/consultaoftalmo 19 3233-2564
Telefone: 19 3233-2564
Endereço: Instituto Penido Burnier Acesso direto na entrada da Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo.