V FATO ou FAKE da saúde ocular
Chegamos ao último texto da série Fato ou Fake! Confira mais algumas informações esclarecendo 3 mitos e 3 verdades sobre a saúde dos olhos para você não cair mais em informações oftalmológicas equivocadas. Que tal compartilhar com a família e os amigos e ajudar a se informarem melhor?!
FAKE
Pode usar soro fisiológico nos olhos
Muita gente se equivoca com o uso de soro fisiológico para lavar os olhos e aliviar irritações. Um erro porque o soro fisiológico possui uma concentração alta de sódio que pode irritar ainda mais as mucosas oculares. Além disso, a embalagem depois de aberta possibilita um risco grande de contaminação, que pode provocar infecção nos olhos. Também essa solução não é a indicada para higienização e uso em lentes de contato! Caso necessite de um colírio lubrificante, somente o Oftalmologista poderá prescrevê-lo.
Glaucoma só atinge pessoas de mais idade
Não, o Glaucoma não é uma doença que só atinge idosos ou adultos, pode também acometer jovens! Entres os jovens o desconhecimento do que é Glaucoma abrange 53% (pesquisa do Ibope 2020). O Glaucoma é uma das maiores causas de cegueira irreversível no mundo. A doença provoca lesões ao nervo óptico que afetam a visão e geralmente está associada ao aumento da pressão ocular.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/glaucoma-tudo-que-voce-precisa-saber
Ler em movimento faz mal
Ao ler e movimento no nosso cérebro recebe duas informações: a do objeto parado (leitura) e da visão periférica (o movimento). O cérebro fica confuso, e exige mais da visão para focar na imagem, que provoca cansaço visual, pode causar tontura, enjoo e dores de cabeça. Mas não há prejuízo da visão.
É um mito dizer que pode ocorrer descolamento de retina simplesmente por ler em movimento.
FATO
Luz azul das telas faz mal
A luz azul está presente nas telas dos dispositivos eletrônicos e ficar muito tempo exposto a ela pode prejudicar a visão. A luz está relacionada ao equilíbrio hormonal. Esse espectro da luz pode afetar as células fotorreceptoras do olho e interromper a produção do hormônio do sono. Excesso do ultravioleta e azul violeta podem causar lesões no olho e até inflamações. Também pode prejudicar a retina, a longo prazo, com desenvolvimento da Degeneração Macular (DMRI). O filtro de luz azul ou filtro amarelo é uma boa opção para evitar esse efeito!
Lentes de contato possuem prazo de validade
Lentes de contato tem sim prazo de validade e o uso delas após a validade do fabricante podem afetar a córnea e levar a infecções. Fique atento ao tempo de uso e principalmente a desconfortos, coceira ou vermelhidão. Faça consultas de rotina para verificar se está na hora de mudar de lente ou se há outro tratamento mais eficaz recomendado para seu caso.
Lembrando que outros descuidos no uso de lentes, limpeza e armazenamento incorretos podem provocar complicações graves: desconforto, inflamações e infecções, como conjuntivites (de diversos tipos), olho seco, falta de oxigenação da córnea, blefarite, ceratite, infecções e até úlceras.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/cuidados-com-as-lentes-de-contato/
A alimentação pode afetar a visão
Má alimentação pode levar a problemas de saúde que são fatores de risco para doenças oculares com diabetes e hipertensão que levam a retinopatia diabética (doença grave que atinge 75% dos diabéticos e que pode provocar cegueira irreversível), catarata, entre outras. O excesso de açúcar no sangue, por exemplo, pode lesionar os vasos sanguíneos da retina, assim como gordura trans demais afeta a circulação sanguínea e a bebida alcoólica altera a pressão ocular (risco para desenvolvimento de glaucoma, que pode também leva a perda irreversível da visão).
Também a alimentação com todos os nutrientes balanceados é um cuidado preventivo para saúde dos seus olhos, pois carotenóides, como vitamina A, luteína e zeaxantina, auxiliam a retardar a degeneração do envelhecimento, por exemplo, e até influenciam na capacidade visual.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/alimentos-e-prevencao-de-doencas-oculares/