Urgências & Emergências Oculares - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Urgências & Emergências Oculares

No verão existem situações que podem ser mais recorrentes, como inflamações causadas por contato de produtos nos olhos, como protetor solar, mergulhos com olhos abertos, traumas oculares resultantes de pancadas de bolas, quedas e acidentes com lentes de contato. Também nas festividades podem ocorrer acidentes com fogos de artifício, por exemplo. Além de outros imprevistos, como infecções ou até mesmo agravamento de problemas oculares que provocam situações emergenciais.

Com as crianças e adolescentes também existem riscos maiores de acidentes oculares, pois nas férias passam mais tempo em casa, além de realizarem brincadeiras de risco. Para evitar situações graves com risco de hospitalização e possíveis sequelas, é preciso supervisionar as crianças, manter panelas no fogo com cabos virados para dentro, objetos cortantes guardados, brinquedos pontiagudos e produtos químicos fora do alcance dos pequenos, principalmente.

Corpo estranho, queimaduras, lesões, abrasão, laceração, contusão, perfuração, entre outros. São acidentes que provocam perda súbita da visão, visão turva, sangramentos, dor nos olhos, vermelhidão, entre outros sintomas.

Em todas as situações mencionadas é importante que o paciente seja encaminhado rapidamente ao pronto atendimento, para atendimento oftalmológico adequado. O Pronto Socorro do Instituto Penido Burnier fica na Av. Andrade Neves, 683 – Botafogo | Telefone: (19) 3232-5866.

CASOS DE URGÊNCIAS OCULARES

– Corpo estranho;

– Acidente de trabalho;

– Trauma penetrante;

– Queimadura por solda;

– Queimadura química,

– Úlcera de córnea;

– Descolamento de retina;

– Uveíte;

– Glaucoma agudo.

CASOS DE EMERGÊNCIAS OCULARES

– Dor súbita nos olhos;

– Contusões;

– Traumas perfurantes;

– Queimadura química ou térmica;

– Cegueira temporária;

– Aumento repentino da pressão intraocular;

– Enxergar manchas escuras ou flashes de luz e muitas moscas volantes;

– Desconforto pós-cirúrgico intenso;

– Olhos vermelhos e inchados.

Saiba como prestar os primeiros socorros antes de buscar o atendimento, para evitar complicações: