Tremor nos olhos - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Tremor nos olhos

Já sentiu as pálpebras trêmulas alguma vez?! O tremor nas pálpebras pode ser um alerta de que você está no seu limite ou indicar a presença de algum problema ocular. Esses espasmos podem ser incômodos e indicar cansaço, insônia, estresse, ansiedade, ressecamento ocular, excesso de cafeína ou doenças oculares mais sérias!  Confira abaixo:

Insônia

Noites mal dormidas fazem mal à saúde pois comprometem o funcionamento de todo o organismo e afetam a imunidade! A insônia pode provocar essa contração nos olhos, problemas de lubrificação dos olhos, acarretando no desenvolvimento da síndrome do olho seco, até afetar a retina, aumentando o risco de alterações vasculares e disfunções musculares de acomodação. A insônia pode até ter causas oftalmológicas como glaucoma, catarata, neuropatia óptica, papilederma entre outras; além de algumas ambientais e relacionadas a demais questões de saúde.

Cerca de 72% dos brasileiros sofrem de distúrbios relacionados ao sono, entre eles, a insônia, de acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fique de olho na qualidade do seu sono!

Estresse

Quando a pessoa está estressada ocorre uma liberação hormonal, esses hormônios atingem o sistema nervoso e estimulam os músculos menores do corpo, causando contrações involuntárias na pálpebra.

Excesso de Cafeína

A ingestão de cafeína propicia a libertação de neurotransmissores excitatórios, tais como a serotonina e a noradrenalina, que aumentam a atividade dos músculos e dos nervos. Também as bebidas cafeinadas aceleram e deixam o organismo desidratado, também afetando a ocorrência de tremores.

Alimentação desequilibrada

A desidratação e a falta ou baixa de nutrientes como vitamina B12, magnésio e potássio, que são importantes para o fortalecimento e hidratação dos músculos, podem provocar esses movimentos involuntários.

Olho seco

O organismo realiza um esforço maior para hidratar a região ocular que pode provocar tremores, nesse caso.  

Alergias

Em uma reação alérgica, pode provocar no organismo a produção de histamina, que quando chega aos olhos pode provocar o espasmo muscular. 

Cansaço ocular

Sabe quando passamos muito tempo em frente às telinhas digitais ?! O cansaço ocular deixa os músculos dos olhos e  pálpebras sobrecarregados, resultando na contração involuntária.  Problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo, podem causar esses tremores nos olhos.

Sinais de alerta

É importante observar se o tremor tem uma duração maior, se afeta outras áreas do rosto ou se está acompanhado de outros sintomas, como alterações na visão, vermelhidão, inchaço ou dor.

O tremor ocular que afeta apenas a pálpebra, chamado mioquimia palpebral, não deve causar preocupação, já que é uma contração espontânea, involuntária e rápida, pois desaparece logo. Porém,  o espasmo hemifacial, por exemplo, que ocorre quando um vaso sanguíneo pressiona um nervo facial,  atinge os músculos de um lado da face, pode afetar outras partes do rosto e durar de vários dias até meses.

O espasmo ocular pode estar relacionado com doenças oculares mais graves, como inflamações oculares (uveíte e conjuntivite), blefarite e outras condições oculares. Em alguns casos o movimento involuntário dos músculos dos olhos pode ser mais intenso e estar relacionado a questões neurológicas ou vasculares.

Entre os distúrbios neurológicos que podem interferir na contração da pálpebra estão AVC, Parkinson, Esclerose Múltipla, Síndrome de Tourette, Paralisia de Bell, Distonias: Cervical e Oromandibular ou Facial.