O que é
Miopia?
A miopia é um erro refrativo, pois envolve a refração da luz no interior do olho, ou seja, a luz entra e o raios convergem em um ponto antes da retina, como se o olho fosse maior.
No caso da miopia, a imagem se forma antes da retina e altera a qualidade da visão para longe, dificultando o foco para o que está distante.
Visão saudável / Miopia
Os principais sintomas são visão embaçada, pois os objetos distantes aparecem desfocados. O míope realiza o esforço para enxergar o que está longe, apertando os olhos. Assim, são frequentes as dores de cabeça e lacrimejamento.
O problema envolve alterações em duas regiões, a córnea e o cristalino, que podem ter curvaturas diferentes. Na miopia os olhos são mais compridos e com córneas geralmente mais curvas.
Considerando os fatores genéticos, a maior parte dos casos são hereditários. É possível ser desenvolvida em quem tem ceratocone ou em outros casos.
- miopia axial: globo ocular alongado acima do normal.
- miopia de curvatura: curvatura da córnea ou cristalino maior.
- miopia secundária: associada à catarata, traumas ou cirurgias.
- miopia congênita: nascido com alto grau de miopia.
A miopia atinge de 11 a 36% da população, ou seja, 23 a 74 milhões de brasileiros.
Os erros refrativos são a maior causa de deficiência visual no mundo. É a doença ocular que mais ocorre no mundo e podem levar a baixa visão. Se evoluir, a miopia pode agravar outros problemas como glaucoma, descolamento de retina e catarata.
Por isso o diagnóstico é fundamental para a correção imediata e acompanhamento do problema pelo Oftalmologista. Existem tratamentos cirúrgicos altamente eficazes e seguros, além de lentes modernas. Cada caso requer um cuidado específico, e será indicado pelo médico.