O que é
Hipermetropia?
A hipermetropia é um erro refrativo, pois envolve a refração da luz no interior do olho, ou seja, a luz entra e o raios convergem para um ponto atrás da retina, como se o olho fosse menor.
Visão saudável / Hipermetropia
Os principais sintomas são visão embaçada, pois os objetos próximos aparecem desfocados. Na hipermetropia mais elevada objetos longe também ficam embaçados. Assim, são frequentes as dores de cabeça e lacrimejamento.
Na hipermetropia os olhos são mais curtos e com córneas geralmente mais planas.
Considerando os fatores genéticos, a maior parte dos casos são hereditários.
É possível ser desenvolvida com o avanço da idade.
A Hipermetropia atinge de 34% da população, totalizando 71 milhões de brasileiros.
Os erros refrativos são a maior causa de deficiência visual no mundo. É a doença ocular que mais ocorre no mundo e podem levar a baixa visão. Quem tem hipermetropia apresenta risco maior de desenvolver glaucoma, degeneração macular e estrabismo, por exemplo.
Quando não diagnosticado precocemente, antes de 3 anos de idade, pode haver ambliopia. A visão não se desenvolve totalmente.
Por isso o diagnóstico é fundamental para a correção imediata e acompanhamento do problema pelo Oftalmologista. Existem tratamentos cirúrgicos altamente eficazes e seguros, além de lentes modernas. Cada caso requer um cuidado específico, e será indicado pelo médico.