Ceratocone - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Ceratocone

O que é
Ceratocone?

O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, alterando sua curvatura e consequentemente provocando problemas na visão.

 

Sendo a córnea uma lente do olho, quando ela sofre essa alteração de curvatura, a luz sofre distorções ao atravessá-la. No ceratocone a córnea perde o formato arredondado e, em casos avançados, adquire o formato de um cone. Fica com a espessura mais afinada, comprometendo a visão.

Visão saudável / Ceratocone

Além da dificuldade de enxergar, afetando o foco, deixando as imagens borradas, a sensibilidade a luz é um sintoma frequente. Quem tem ceratocone geralmente desenvolve astigmatismo e/ou miopia. Em alguns casos é possível ter visão dupla imagens sobrepostas e, ao olhar diretamente para luzes, ver auréolas.

 

Comum em pessoas alérgicas, coceira é um sintoma que sempre acompanha o ceratocone.

O ceratocone é uma doença progressiva, que vai evoluindo com tempo. As condições ambientais (como a coceira dos olhos) são uma causa comum, mas também é a questão genética considerada como um fator principal. A deficiência de colágeno na córnea pode ser hereditária, sendo preponderante para desenvolver a doença.

 

A coceira nos olhos é frequente e deve ser evitada pois é um fator de risco para evolução da doença. A estrutura da córnea é modificada com a pressão e força ao esfregar o olho.

 

Estudos sobre a incidência de casos da doença apontam que pode estar associada outras condições de saúde como alergias ou síndrome de Down.

 

Geralmente inicia-se na adolescência e pode progredir até os 35 anos de idade. Depois dessa idade pode estabilizar na maioria dos casos.

O diagnóstico é feito com o exame oftalmológico, auxiliado por exames complementares como topografia e paquimetria corneana.

 

O ceratocone pode levar à cegueira! Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor, pois é possível antecipar a evolução da doença, estabilizando-a. Para cada grau de ceratocone e características da córnea do paciente existem tratamentos avançados e indicados pelo oftalmologista.