Saúde ocular da mulher
Descubra porque as mulheres sofrem mais do que os homens com problemas oculares.
Elas estão mais suscetíveis aos problemas oculares. É o que aponta muitos estudos, que as mulheres têm um risco maior de deficiência visual do que os homens (CBO). Estima-se que ⅔ do casos de cegueira no mundo atinjam o sexo feminino, segundo a OMS. Essa propensão maior a desenvolver distúrbios da visão é em grande parte devido ao fator hormonal. Confira:
Gestantes
As mudanças hormonais e alterações vasculares provocam sintomas diversos nos olhos, como sensibilidade à luz, visão embaçada, entre outras alterações na visão que são temporárias.
A lubrificação ocular é afetada pela produção de estrogênio, que causa a síndrome do olho seco, que é um dos principais problemas oculares nessa fase. Por isso a mulher grávida sente ardência, sensação de areia nos olhos e lacrimejamento.
É possível ocorrer mudanças na córnea, também por conta do hormônio progesterona que influencia no colágeno dessa camada ocular. A diabetes gestacional também pode danificar os vasos da retina. Confira outras mudanças na visão da gestante.
Menopausa
O olho seco é um problema comum também no período que antecede a menopausa. Essa fase hormonal pode contribuir para o desenvolvimento da catarata. Isso porque a queda na produção do hormônio estrogênio afeta o cristalino, pois ele é necessário para bloquear uma proteína que causa a catarata. Quanto mais cedo a menopausa chegar, maior o risco da mulher desenvolver o problema.
As alterações hormonais podem influenciar na pressão intraocular, que prejudica a visão e pode agravar outras doenças oculares, como o glaucoma e a presbiopia.
Idade
Outro fator preponderante para as mulheres é a idade! As mulheres vivem mais do que os homens, com expectativa de 80 anos (sendo 73 anos para homens), de acordo com IBGE.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é um problema sério, causado pelo envelhecimento, que lesiona uma região da retina e é a principal causa de cegueira irreversível a partir dos 50 anos. A idade é um fator de risco também para desenvolvimento de catarata, glaucoma e retinopatia diabética.
Moscas volantes é outro distúrbio oftalmológico que tem como principal sintoma pontos escuros na visão, e ocorre após os 45 anos.
Maquiagens
O uso incorreto de maquiagens pode afetar a visão. Cerca de 20% mulheres têm problemas oculares devido à maquiagem (duas em cada 10), segundo Sociedade Brasileira de Oftalmologia.
O descuido com a procedência dos produtos e uso após a data de validade são riscos para desenvolvimento de inflamações, terçol e secreções. Assim como compartilhar produtos que não é recomendado! A higienização e armazenamento são cuidados fundamentais para evitar contaminação com fungos, bactérias e vírus.
Visão embaçada, coceiras e irritações são sinais de alerta. O excesso de maquiagem pode causar conjuntivites alérgicas e inflamação nas pálpebras (blefarite). E muitas mulheres esquecem de retirar a maquiagem antes de dormir.
Doenças autoimunes
Estudos indicam que o sexo feminino sofre mais com mais casos de doenças autoimunes. Lúpus, artrite reumatoide, diabetes mellitus tipo 1, esclerose múltipla, doença de Graves, síndrome de Sjögren, entre outras. Essas doenças que afetam o sistema imunológico podem provocar problemas na retina. E por isso é muito importante o acompanhamento oftalmológico frequente nesses casos.
Alguns tipos de uveítes (doença inflamatória) podem atingir mais mulheres, como a provocada pela artrite reumatoide, que atinge predominantemente mulheres de meia idade. Já as uveítes idiopáticas intermediárias podem ser frequentes em mulheres jovens. A uveíte
intermediária decorrente de esclerose múltipla acomete mulheres jovens (30% dos casos).
Além de todos os cuidados com a saúde em geral, lembramos que a visão merece toda atenção. Fique de olho em sintomas, pois o diagnóstico precoce e o tratamento correto fazem toda a diferença.
Consulte sempre um oftalmologista!
WhatsApp: https://bitly.com/consultaoftalmo
Telefone: 19 3233-2564
Endereço: Instituto Penido Burnier Acesso direto na entrada da Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo.