Saiba tudo sobre as pálpebras! - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Saiba tudo sobre as pálpebras!

As pálpebras são muito importantes para a saúde ocular, pois realizando o movimento de pestanejar e com seu eficaz reflexo, protegem os olhos de diversos fatores externos com os quais temos contato, como poeira, bactérias, poluição, vento, objetos, entre outros.

Anatomicamente são divididas em duas partes, inferior e superior, e recobrem todo olho formadas por pele e músculos que realizam o movimento de abrir e fechar os olhos. Elas são fundamentais na produção lacrimal e cada uma contém em média 40 glândulas, que produzem  secreções lipídicas mantendo a qualidade do filme lacrimal e evitam o ressecamento ocular contribuindo na dispersão da umidade para toda superfície ocular, protegendo também a córnea.

A depender de alguns fatores e condições, as pálpebras estão suscetíveis a alguns problemas de saúde, que podem afetar a visão. Veja os principais: 

Pálpebras caídas

Com o envelhecimento surgem bolsas de gordura, a pele fica flácida e há enfraquecimento muscular na região. Além da questão estética, é possível que a pálpebra caída afete o campo visual do paciente, necessitando de cirurgia.

Terçol

Um problema comum, o terçol é uma infecção bacteriana que provoca obstrução nas glândulas sebáceas, criando acúmulo de pus. Aparece em forma de um carocinho no olho, que incomoda, dói, deixa a pálpebra inchada e olhos lacrimejando. Terçol pode ser causado por coçar olhos com mãos sujas, uso de maquiagens, estresse e alterações hormonais. Diferente da conjuntivite que é viral, o terçol não é contagioso. A recomendação é nunca mexer, nem usar colírios por conta própria. Se não for tratado pode evoluir para complicações.

Calázio

Muito similar ao terçol, o calázio é interno, uma inflamação nas glândulas e não é uma infecção. Parece uma espinha,  como um inchaço vermelho, um caroço, não dói e aumenta muito de tamanho. É comum em quem tem acne. Se não for tratado também pode afetar a visão e evoluir para complicações.

Blefarite

É uma inflamação das pálpebras causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas. Pode ser  infecciosa (bacteriana, fúngica ou viral) ou não (seborreica). O distúrbio provoca coceira, irritação, inchaço, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz.

Pálpebras inchadas

Esse é um sintoma comum presente em diversos problemas oculares. As pálpebras podem ficar inchadas devido a alguma alergia, ou conjuntivites, por exemplo.

Ou se manifesta devido a problemas não oftalmológicos como distúrbios hormonais, problemas renais, cardíacos ou  pulmonares. Veja outros problemas:

Triquíase: os cílios crescem com desvio para dentro do globo ocular, gerando irritação permanente (olho vermelho, sensação de areia ou corpo estranho nos olhos).

Quemose Ocular: inchaço da conjuntiva (tecido interno das pálpebras e a superfície do globo ocular). A aparência é de uma bolha na parte de fora do olho, por causa do inchaço e de acúmulo de líquido dentro da pálpebra. Outros sintomas que podem acompanhar o quadro além da dificuldade para abrir os olhos são: lacrimejamento, olhos vermelhos, coceiras, dor no olhos e visão embaçada. 

Celulite ocular: uma infecção séria, que se manifesta mais em crianças. 90% dos casos são causados pela sinusite ou também pode se originar de outras infecções (dente, pele, etc) se alastrando para os olhos. Os olhos ficam vermelhos, as pálpebras inchadas, além de ter dor ao movimentar os olhos. O diagnóstico e tratamento deve ser imediato, pois a infecção pode atingir o nervo óptico ou sistema nervoso central,  e provocar cegueira.

Câncer e tumores

A exposição prolongada ao sol e sem proteção é um dos grandes fatores de risco para esses problemas. Essas lesões podem ser confundidas com outros distúrbios oculares e podem ser malignas (carcinomas e melanomas) ou benignas (cistos, papilomas, nevo e xantelasma). O xantelasma, por exemplo, é uma formação comum nas pálpebras, um depósito de gordura e colesterol depósito de gordura e colesterol, de aspecto amarelado.

As pálpebras renovam a nutrição e oxigenação da visão, por isso, a higiene desta região deve ser regular, um cuidado indispensável para a saúde. É recomendada a limpeza facial, higienizando a área dos olhos, removendo impurezas, gorduras e secreções ao redor dos olhos, nas pálpebras e cílios evitando coceira, irritação ou problemas decorrentes de infecções e inflamações. Uma medida de proteção para evitar também o contágio viral pela via ocular.

Muito além do aspecto estético, cuidar das pálpebras é uma questão séria da saúde ocular.