Quem são os vilões da saúde ocular?
Alguns hábitos cotidianos que não damos a devida atenção podem prejudicar a saúde dos nossos olhos. São fatores de risco para desenvolvimento de problemas de visão ou que podem agredir nossos olhos. Por isso fique atento a esses vilões!
Levar as mãos aos olhos sem lavar
Esse hábito pode levar a contaminação com vírus (como Covid-19 e outros), bactérias e fungos; desencadeando outras infecções e complicações.
Dormir de lente de contato
Além do risco de machucar a córnea, isso causa a falta de oxigenação na córnea, o que aumenta o risco de infecções por microrganismos.
Não usar as lentes de contato corretamente
Descuido no uso de lentes pode provocar complicações graves: desconforto, inflamações e infecções, como conjuntivites (de diversos tipos), olho seco, falta de oxigenação da córnea, blefarite, ceratite, infecções e até úlceras. Por isso não:
- Não use as lentes após o prazo de validade
- Não tome banho de lente ou use na piscina
- Não misture soluções de armazenamento ou limpeza (de marcas diferentes ou velha/nova)/ nem use soro fisiológico no lugar
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/cuidados-com-as-lentes-de-contato/
Uso incorreto de maquiagens
- Não retirar a maquiagem dos olhos para dormir pode causar blefarite, inflamação nas pálpebras. O mesmo ocorre para excesso de maquiagens, que pode levar a conjuntivites também.
- Uso de maquiagens vencidas pode provocar alergias e conjuntivites.
- Compartilhar maquiagem, toalhas e itens pessoais traz muitos riscos, desde a contaminação com fungos, bactérias e vírus que podem levar ao desenvolvimento de infecções, inflamações, terçol e secreções.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/maquiagens-e-cosmeticos-para-olhos-cuidado-no-uso/
Sol sem proteção
Não proteger os olhos do sol é um erro! O sol contribui positivamente para nosso organismo, porém devemos evitar a exposição prolongada e nos proteger do raios UV (radiação). Os raios ultravioletas atingem a retina e podem provocar a longo prazo problemas na córnea, catarata, pterígio, degeneração macular, entre outros. Por isso, até olhar diretamente para o sol pode provocar lesões oculares sérias. Assim como precisamos usar protetor solar, os óculos devem ser usados com filtro UV. Nada de usar óculos falsificados!
Coçar os olhos
Ao sentir sono, numa crise alérgica, ou até mesmo aquela coceirinha inocente ao longo do dia. Esfregar os olhos pode afetar a estrutura da córnea, possibilitando o desenvolvimento do ceratocone e até influenciar no aumento de grau! Além de deixar os olhos irritados, essa pressão pode até provocar outras lesões oculares a depender da intensidade e frequência.
Não descansar os olhos no uso de telas
Não descansar os olhos das telas pode provocar fadiga ocular e falsa miopia, gerando sintomas como visão embaçada, dores de cabeça, tontura, enjôo e lacrimejamento. É preciso relaxar a musculatura ocular e piscar para melhorar a lubrificação ocular. Por isso, é preciso dar pausas no uso do computador durante o período de trabalho ou estudos. Isso vale para o usos de outras telas, como celular e similares. É possível também regular a iluminação das telas e mantê-las numa distância saudável.
Alimentação com carência de nutrientes
Má alimentação pode levar a problemas de saúde que são fatores de risco para doenças oculares com diabetes e hipertensão que levam a retinopatia diabética, catarata, entre outras.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/alimentos-e-prevencao-de-doencas-oculares/
Automedicação com colírios
Colírios possuem substâncias em sua composição que podem gerar efeitos indesejáveis e até complicações (até mesmo os lubrificantes). Desde uma irritação nos olhos, até alterar a pressão ocular, provocar intoxicação, alergias, alterações na córnea, lesões e ulcerações, agravar infecções, ser fator de risco para catarata e até levar a perda da visão.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/o-que-devo-saber-sobre-os-colirios/
Não realizar acompanhamento oftalmológico
A consulta é a única forma de diagnóstico e prevenção correta de problemas sérios, evitando a perda da visão ou complicações mais graves. Como apontam os dados: 80% de todas as causas de deficiência visual seriam preveníveis.
Rotina estressante, com insônia e sem atividade física
Acabamos negligenciando muitas questões de saúde e também a falta de bem-estar, como o estresse, desregula hormônios que reduzem a imunidade e acarreta em outros problemas de saúde que podem afetar a visão. Dormir mal, por exemplo, provoca alterações vasculares na retina.