Olhos vermelhos: o que pode ser? - Dr. Hilton Oliveira

Olhos vermelhos: o que pode ser?

Ficar com os olhos vermelhos pode ser algo bem comum e muitas vezes um sintoma que não deve causar preocupação. Será?! A depender da frequência e intensidade dessa vermelhidão é importante ir ao oftalmologista para entender as causas e diagnosticar qual o problema está provocando este sintoma.

Porque o olho fica vermelho? Porque os vasos sanguíneos se dilatam na região da esclera (parte branca do olho) e conjuntiva. Mas o que pode causar essa reação? Bom, inúmeros fatores! Para além de um cisco no olho ou sono acumulado, os olhos podem ficar vermelhos devido a alguma alergia, consumo de tabaco ou álcool, fadiga ocular causada pelo uso prolongado de dispositivos digitais ou problemas com lente de contato.

Porém existem diversas causas mais sérias que resultam nessa irritação, como: Conjuntivite, Síndrome do Olho Seco, Glaucoma, Blefarite, Uveíte, entre outras. Geralmente problemas assim vêm acompanhados de outros sintomas, como dores de cabeça, nos olhos, coceira, ardência e a irritação dura mais dias, o que é um sinal pra ir ao médico! A depender da causa, precisa ser tratada o mais rápido possível pelo Oftalmo para não agravar.

Confira quando se preocupar!

Conjuntivites

Além da conjuntivite alérgica, relacionada à exposição aos alérgenos como poeira, fumaça, entre outros, muitas doenças virais ou bacterianas podem produzir quadros inflamatórios que acarretam em conjuntivites. A bacteriana é extremamente infecciosa e de fácil transmissão para outras pessoas.

Síndrome do Olho Seco

O problema envolve alterações na produção lacrimal (quantidade e qualidade na composição das lágrimas). Essa secura pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão. Os sintomas além do olho vermelho e de um grande desconforto, são: irritação, ardor e queimação, lacrimejamento, visão borrada, fotofobia e coceira.

Glaucoma

Essa doença costuma atingir pessoas com mais de 40 anos, acomete mais os idosos e está também entre as principais causas de cegueira no mundo. Ela provoca lesões ao nervo óptico que afetam a visão, associado ao aumento da pressão ocular normalmente.  Em algumas pessoas pode causar dores de cabeça, fotofobia e enjoos. Em geral, ocorre a perda da visão periférica e gradativamente a perda progressiva da visão (irreversível).

Blefarite

É uma inflamação na pálpebra, causa geralmente por infecções, inflamações ou relacionada as glândulas sebáceas próximas às pálpebras. Os principais sintomas são coceira, irritação, inchaço, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação ocular grave e que pode ser confundida com conjuntivite, pois os sintomas são parecidos, porém sem secreção. Além do olho vermelho, há grande irritação ocular com sensibilidade à luz. Porém a dor no olho, perda de visão e visão turva ou com pontos flutuantes são frequentes em alguns casos e podem auxiliar a diferenciar o diagnóstico do problema.

Outras doenças podem ser identificadas pelos olhos vermelhos, confira:

Diabetes: pode causar retinopatia diabética, que pode provocar pontos pretos na visão além dos olhos vermelhos. A diabetes também aumenta o risco de desenvolver catarata!

Artrite: alterações na visão e depois dor articular.

AVC: embaçamento da visão e visão dupla.

Problemas hepáticos: se houver alguma alteração no fígado os olhos podem ficar amarelados.

Toxoplasmose: acompanham a vermelhidão ocular sintomas como febre, cansaço, coriza, dor nos olhos e pontos flutuantes no campo de visão.

DSTs: diversas doenças sexualmente transmissíveis podem causar a vermelhidão e dor nos olhos e também dificuldade de enxergar.

Doenças virais:

Dengue, zika e chikungunya: vermelhidão e dores nos olhos.

Sarampo: pode causar conjuntivites virais (com inchaço ocular e alguma secreção esbranquiçada, acompanhada de outros sintomas como febre, mal-estar e dores pelo corpo.

Covid-19: também um dos sintomas do coronavírus, que pode incluir uma conjuntivite, com olhos vermelhos, mas é acompanhado por mais manifestações, como tosse, febre, perda de olfato e paladar, diarreia, sintomas de gripe, entre outros (apresenta sintomas específicos diferentes em cada pessoa). Lembrando que a doença pode ser transmitida pela secreção ocular e os olhos também são porta de entrada para o vírus.

Ainda existem outras doenças que podem causar o sintoma dos olhos vermelhos. Por isso sempre consulte um oftalmologista e nunca se automedique, para evitar complicações.