Olhos inchados?!
O inchaço ocular pode ser um sintoma comum decorrente de diversos problemas, oftalmológicos ou não. Desde quadros mais simples até risco de complicações mais sérias, é importante ficar de olho nos sintomas e duração do quadro e procurar um especialista. Confira abaixo alguns motivos dos olhos inchados:
Quemose ocular
Essa alteração provoca inchaço da conjuntiva (tecido interno das pálpebras e a superfície do globo ocular). A aparência é de uma bolha na parte de fora do olho, por causa do inchaço e de acúmulo de líquido dentro da pálpebra. As reações alérgicas, inflamatórias ou infecções podem ser as causas desse distúrbio. Outros sintomas que podem acompanhar o quadro além da dificuldade para abrir os olhos são: lacrimejamento, olhos vermelhos, coceiras, dor no olhos e visão embaçada. Apesar de tantos sintomas, quemose não é grave, mas precisa ser avaliada pelo Oftalmologista e ser tratada.
Alergias
O contato com substâncias diversas como pelos e poeira, até químicas, em cosméticos, excesso de maquiagem, ou mesmo alimentos e medicamentos. Por isso os sintomas podem variar muito, além dos inchaço ocular, espirros, coceira até descamação, entre outros. Os esmaltes, por exemplo, podem provocar dermatite ou eczema de contato com sintomas como vermelhidão ocular, inchaço, coceira e alguns carocinhos de água ao redor dos olhos.
Terçol
Aparece como um carocinho no olho, que incomoda, dói, deixa a pálpebra inchada, olhos lacrimejando e sensibilidade à luz. Pode ser causado por coçar olhos com mãos sujas, uso de maquiagens, estresse e alterações hormonais. Diferente da conjuntivite que é viral, ele é uma inflamação bacteriana que provoca obstrução nas glândulas sebáceas, criando acúmulo de pus, pode ser chamado de hordéolo (externo) e calázio (interno).
Conjuntivite
Pode ser provocada por vírus, bactérias e produtos químicos. A conjuntivite causa vermelhidão, sensação de areia nos olhos, coceira, ardor, secreção, inchaço de pálpebras, entre outros. Pode evoluir para uma complicação se não for tratada!
Blefarite
É causada pelo mau funcionamento das glândulas sebáceas e pode ser infecciosa (bacteriana, fúngica ou viral) ou não (seborreica). Provoca além do inchaço, caspas nos seus cílios, coceira, irritação, vermelhidão, queimação, lacrimejamento, oleosidade, queda dos cílios, descamação, sensação de areia e sensibilidade à luz. Se não diagnosticado ou tratado pode se agravar e evoluir para olho seco, cicatrizes nas pálpebras, inflamações e ulcerações na córnea.
Olhos inchados também podem ser sinal de insônia, estresse, pelo aumento de cortisol no sangue e retenção de líquidos ou problemas mais sérios como Herpes Ocular, insuficiência renal, Doença de Graves, celulite orbital, lesões oculares, entre outros.
E lembre-se: não coce os olhos, higienize corretamente e não se automedique, nada de usar colírios por conta própria, o que pode agravar a situação!