O que devo saber sobre os colírios? - Dr. Hilton Oliveira

O que devo saber sobre os colírios?

Confira para que servem os colírios e porque a automedicação não é recomendada.

O colírio não é uma substância inofensiva usada para aliviar desconforto ocular, ele é uma medicação! Colírios são soluções farmacêuticas usadas para tratar transtornos oftalmológicos, desde ressecamento ocular, alergias, doenças nos olhos, lesões, cirurgias, etc. Por isso existem tipos de colírios diferentes com composições específicas para tratar cada caso. Conheça os tipos principais:

COLÍRIOS ANESTÉSICOS

São usados para realização de procedimentos cirúrgicos e exames. Devem ser usados com cuidado em pacientes com problemas de saúde pré-existentes e o uso prolongado pode causar opacificação da córnea, até a perda da visão. Possuem efeito de longa duração para eliminar dores e sensibilidade na região e são de uso restrito pelos Oftalmologistas.

COLÍRIOS ANTIALÉRGICOS

São recomendados para tratar alergias, como conjuntivites, e sintomas decorrentes, como coceira, irritação/vermelhidão e ardência, por exemplo.

COLÍRIOS ANTIBIÓTICOS

São os colírios usados para tratar infecções e em pós-operatórios. Combatem bactérias e o uso incorreto por provocar complicações e agravar o problema e causar lesões na córnea.

COLÍRIOS  ANTI-INFLAMATÓRIOS

Também são utilizados associados a cirurgias e em processo de infecciosos ou inflamações oculares (como ceratites, conjuntivites, etc). Tratam as inflamações e auxiliam na cicatrização corneana.

COLÍRIOS VASOCONSTRITORES

Esse colírios atuam nos vasos sanguíneos reduzindo a vermelhidão ocular, pois diminuem o fluxo sanguíneo na região ocular. Podem ser chamados de colírios descongestionantes ou branqueadores, pois ao reduzir a vermelhidão da conjuntiva, o globo ocular fica mais branco. O uso indevido pode provocar danos permanentes e irreversíveis nos vasos sanguíneos.

COLÍRIO PARA GLAUCOMA

Como o Glaucoma está relacionado a pressão, o colírio atua na redução da pressão intraocular. Geralmente é um tratamento contínuo, de uso diário, de acordo com a prescrição médica.

COLÍRIOS LUBRIFICANTES

São formulados para melhorar a lubrificação ocular, em casos de síndrome do olho seco, de  condições ambientais ou hábitos que afetem a produção das lágrimas, clima, uso de lentes de contato, entre outros. Alguns são conhecidos como lágrimas artificiais. Esses são os colírios mais conhecidos e de uso mais negligenciado, pois muitas pessoas se automedicam indevidamente!

Porque não posso usar colírio sem prescrição médica?

O uso incorreto, em excesso ou prolongado pode causar diversos efeitos adversos, aumentar a irritação ocular, agravar infecções, causar intoxicação, provocar alterações na córnea, lesões, ulcerações e até levar a perda da visão! Alguns colírios podem aumentar a pressão intraocular, contribuindo para o desenvolvimento de glaucoma e os com corticóides, podem levar à catarata! A presença de alguns conservantes podem causar alergias e no caso de gravidez, podem afetar o bebê.

A automedicação é sempre uma prática equivocada e que pode trazer muitos  riscos à saúde!   Colírios não estão livres de interação medicamentosa, e também como qualquer medicamento pode mascarar um problema mais sério.

Cuidados no uso do colírio para evitar contaminações ou complicações:

• Higienize as mãos antes;
  • Confira o prazo de validade;
  • Não encoste embalagem no olho, nem deixe a ponta do frasco tocar outras superfícies;
  • Evite tocar os olhos na aplicação;
  • De preferência realize a aplicação deitado;
  • Não utilize uma quantidade além da prescrita ;
  • Após o uso não deixe o frasco aberto;
  • Não compartilhe o colírio com outras pessoas;
  • Não esfregue ou coce os olhos!