Medicamentos podem afetar a visão
Alguns medicamentos podem provocar sintomas oculares e até desencadear maiores problemas a longo prazo.
Algumas substâncias presentes nos medicamentos podem chegar aos olhos e afetar a visão. Já que os olhos são repletos de tecidos vascularizados, quando uma substância está no organismo, chega até eles também.
Alguns medicamentos são muito importantes e de uso contínuo, e não dá pra parar de usar ou muitas vezes trocar a medicação. Porém, conhecendo os sintomas dos problemas oculares é possível diagnosticá-los e tratar a tempo evitando outras complicações. Com o passar da idade a quantidade de medicamentos aumenta e é preciso ficar de olho nos efeitos colaterais!
Os sintomas variam para cada medicação, porém alguns efeitos são mais comuns como secura ocular ou lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, visão embaçada ou desfocada, olhos vermelhos, irritados, coceira e pálpebras inchadas. É possível também sofrer com alterações na percepção do espaço ao seu redor e ter dificuldade de enxergar no escuro ou olhar para luzes.
Os principais problemas oculares causados pelo uso de medicamentos com uso prolongado envolvem alterações na retina e favorecem o desenvolvimento de Glaucoma e Catarata.
Veja os principais tipos de medicamentos e seus efeitos:
Anticoncepcionais: olho seco.
Antibióticos: ardência, fotofobia e em alguns casos opacificação/descoloração da córnea. Podem levar ao desenvolvimento de catarata.
Analgésicos: visão dupla ou desfocada.
Anti-hipertensivos: olho seco e podem levar ao aumento da pressão ocular e ao desenvolvimento de Glaucoma. Em alguns casos pode haver acúmulo de substâncias na córnea provocando forte irritação.
Antialérgicos: olho seco, irritação e lacrimejamento. Podem levar ao desenvolvimento de Glaucoma.
Cortisona ou Corticoides: podem levar ao desenvolvimento de catarata, glaucoma e central serosa (e consequente deslocamento de retina) e danos ao nervo óptico.
Antidepressivos e ansiolíticos: podem afetar a retina e a produção de serotonina altera a opacidade do cristalino. Pode levar ao desenvolvimento de catarata e glaucoma.
Antiacne: fotofobia e irritação, com risco de alterações no cristalino e toxicidade aos olhos.
Alguns medicamentos podem levar à fototoxidade, que afeta a mácula na retina e o cristalino, absorvendo mais radiação ultravioleta, o que leva à catarata. As tão faladas cloroquina e hidroxicloroquina, por exemplo, podem alterar a visão, causando toxicidade retiniana.
É preciso ficar atento as disfunções, alterações na saúde ocular e possíveis efeitos colaterais que podem danificar a visão. Nem todos os medicamentos das categorias citadas causam esse problemas e tudo depende da quantidade e tempo de uso. Lembrando que cada organismo é único e os efeitos são diferentes para cada pessoa, tudo vai depender das condições de saúde, predisposições, combinações medicamentosas, entre outros fatores que influenciam no desenvolvimento dos problemas citados. Por isso é importante fazer o acompanhamento com os médicos especialistas e com o Oftalmologista também!