II FATO ou FAKE da saúde ocular - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

II FATO ou FAKE da saúde ocular

Se você não leu nosso último texto, recomendamos que confira o primeiro Fato ou Fake. Dando sequência a esses esclarecimentos sobre mitos e verdades da saúde ocular temos novas informações para você não cair mais na desinformação e poder cuidar bem da sua saúde ocular.

FAKE

Usar colírios sempre faz bem ao olhos

Só deve-se usar colírios se houver prescrição médica! Automedicação com colírios é um risco para a saúde, pois colírios possuem substâncias em sua composição que podem gerar efeitos indesejáveis e até complicações (até mesmo os lubrificantes). Desde uma irritação nos olhos, até alterar a pressão ocular, provocar intoxicação, alergias, alterações na córnea, lesões e ulcerações,  agravar  infecções, ser fator de risco para catarata e até levar a perda da visão. Os colírios não estão livres de interação medicamentosa, e também como qualquer medicamento pode mascarar um problema mais sério. 

Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/o-que-devo-saber-sobre-os-colirios/ 

Terçol é contagioso

Não, o terçol não é contagioso. isso porque , diferente da conjuntivite que pode ser bacteriana ou viral, o terçol é uma inflamação bacteriana que provoca obstrução nas glândulas sebáceas, criando acúmulo de pus. Ele pode ser causado por coçar olhos com mãos sujas, uso de maquiagens, estresse e alterações hormonais. Quando ocorre na região externa da pálpebra, chama hordéolo, e quando é interno, chama calázio (e não é uma infecção, não dói e aumenta muito de tamanho).

Só precisa ir ao oftalmologista quando sentir algum sintoma

A consulta é a única forma de diagnóstico e prevenção correta de problemas sérios, evitando a perda da visão ou complicações mais graves. Como apontam os dados: 80% de todas as causas de deficiência visual seriam preveníveis. Também é possível detectar outros problemas de saúde pela avaliação oftalmológica, como problemas de circulação, hormonais, infecções, tumores, DST’s, doenças reumáticas, entre outras. 

FATO 

Não pode olhar diretamente para o sol

Pode parecer inofensivo, mas olhar direto para o sol pode provocar lesões oculares sérias! As células da retina são afetadas, deixando a visão embaçada e com ponto cego. Essas lesões podem até ser permanentes. Seja na praia durante o dia, ou na cidade, mesmo com óculos ou com câmera fotográfica, lembre-se: não pode olhar direto! 

Maquiagens podem fazer mal ao olhos 

Compartilhar maquiagem, toalhas e itens pessoais traz muitos riscos, desde a contaminação com fungos, bactérias e vírus que podem levar ao desenvolvimento de infecções, inflamações, terçol e secreções. Não retirar a maquiagem dos olhos para dormir pode causar blefarite, inflamação nas pálpebras. O mesmo ocorre para  excesso de maquiagens, que pode levar a conjuntivites também. Já o uso de maquiagens vencidas pode provocar alergias e conjuntivites. 

Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/maquiagens-e-cosmeticos-para-olhos-cuidado-no-uso/ 

Existem distâncias mínimas para o uso seguro de telas 

A distância entre as telas e os olhos é um cuidado importante já que o hábito é frequente e pode prejudicar nossa visão. Recomenda-se uma distância mínima para uso do computador, de 60 cm, entre olhos e tela, e no caso de celulares, de 33 a 40 cm. Para as TVS em média 2 m, e conforme as polegadas aumentam maior deve ser a distância, após 32 polegadas, pode ser calculado acrescentando 10 cm a cada polegada. 

O uso excessivo das telas dos aparelhos eletrônicos causa um esforço do músculo ciliar ocular provocando dificuldade para encontrar o foco, aumentando o risco de desenvolver miopia, até mesmo catarata, glaucoma e descolamento de retina.