I FATO ou FAKE da saúde ocular
Está na hora de você sair da desinformação sobre saúde ocular e conferir os mitos e verdades para poder cuidar bem da saúde dos seus olhos. Confira nesse primeiro texto da série FATO ou FAKE algumas questões muito importantes:
FAKE
A cirurgia refrativa é complexa e de recuperação demorada
Não, a cirurgia refrativa é um procedimento seguro, eficaz e rápido que tem recuperação em poucas semanas. Com muito benefícios, corrigindo vários erros refrativos de uma só vez (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia).
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/conheca-os-tipos-de-cirurgias-refrativas-e-as-indicacoes/
A catarata atinge idosos somente
Apesar da incidência da catarata ser maior em pessoas acima dos 50 anos, ela pode atingir diferentes idades, porque pode ter causas diversas. Além da catarata senil há a traumática (relacionada a alguma lesão ou trauma ocular), congênita (genética ou causada por infecções) e secundária (opacificação pós-cirúrgica).
Quem tem ceratocone precisa fazer transplante de córnea
Não, pois existem outros tratamentos como o Crosslinking do Colágeno Corneano e o Anel intracorneano, ambos com menos riscos e recuperação mais rápida. O transplante é recomendado para casos muito avançados, quando há uma perda de visão considerável.
FATO
Coçar os olhos é um risco para a saúde ocular
Esfregar os olhos é prejudicial porque gera uma pressão sob a córnea, o que pode contribuir para deformar e afinar essa camada do olho, possibilitando o desenvolvimento do ceratocone e agravando o problema. Também pode influenciar no aumento de grau, além de deixar os olhos irritados, essa pressão pode até provocar outras lesões oculares a depender da intensidade e frequência, como rompimento de vasos na região ocular ou descolamento de retina a longo prazo.
Não descansar os olhos no uso de telas
Sim, as telinhas são um risco para o desenvolvimento de sintomas (visão embaçada, dores de cabeça, tontura, enjôo e lacrimejamento) e problemas oculares, como fadiga ocular e falsa miopia. Por esse motivo é importante fazer pausas para descansar as vistas, para relaxar a musculatura ocular e piscar mais para melhorar a lubrificação ocular, além de regular a iluminação das telas e mantê-las numa distância saudável.
É preciso proteger os olhos do raios ultravioletas
Assim como a pele e o cabelo, os olhos precisam ser protegidos do sol, pois o excesso de radiação solar tem efeitos nocivos que atingem a retina e podem provocar a longo prazo problemas na córnea, catarata, pterígio, degeneração macular, entre outros.