Herpes & Olhos
Você sabia que o mesmo vírus da herpes simples (HSV) que causa herpes labial pode afetar o olho e causar a Herpes ocular?! Pois é, ele é o vírus de tipo 1, diferente do tipo 2 (herpes genital).Outra doença completamente diferente é a herpes zóster, que é o vírus da vírus varicela-zoster, a famosa catapora. Quer saber mais como elas afetam os olhos?! Confira no texto abaixo:
Herpes Ocular
Essa infecção no olho pode provocar vermelhidão, lacrimejamento, ardência, visão turva e até dor no local. Também podem ocorrer inflamações na pele das pálpebras e na córnea e até evoluir para complicações como cicatrizes corneanas..
Se a infecção na córnea não for tratada corretamente pode provocar perda de visão e cegueira.
É transmissível pelo contato com saliva, lágrima, secreções do nariz e lábios.
O tratamento para controle envolve medicações e colírios.
Herpes-Zóster
Quem já teve catapora pode no futuro desenvolver herpes-zóster, pois o vírus fica adormecido no organismo e pode se manifestar depois dos 50 anos.
Apesar dos sintomas comuns de erupções cutâneas e dor, esse vírus pode afetar os olhos, causando dor ocular e ardência ocular, formigamento, bolhas na região dos olhos ou inchaço, pálpebras caídas, lacrimejamento, conjuntivite e outras inflamações podem ocorrer.
Pode evoluir para complicações como inchaço da córnea e desenvolvimento de cicatrizes, com risco de lesões evoluindo para uveíte e até pode afetar a pressão intraocular (glaucoma).Se não for diagnosticada e tratada pode deixar danos irreversíveis.
Recentemente temos ouvido falar na nova vacina do herpes-zóster. A doença pode ser prevenida com vacinação
De olho na Imunidade
Tanto a herpes ocular quanto a herpes-zóster podem reincidir quando a imunidade estiver baixa.
Você sabia que o estresse pode baixar a imunidade e ser um risco para essas doenças?!
Também é um risco para Serosa Central, devido ao aumento do nível de cortisol, resultante do estresse, que provoca alterações que afetam os vasos sanguíneos do fundo do olho. Além disso, o estresse desregula produção de hormônios que provoca alterações na pressão arterial, frequência cardíaca e respiração, além de reflexos na visão como olhos vermelhos e dores de cabeça, cansaço ocular e miopia induzida.
Só o médico oftalmologista pode avaliar a diferença entre outras inflamações e essa infecções. Qualquer sinal citado, procure um médico oftalmologista.