Dor nos olhos: o que pode ser? - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Dor nos olhos: o que pode ser?

A dor nos olhos é um indicativo de que algo está errado com você. Ela pode ser sintoma de alguns problemas oculares ou apontar a presença de outras doenças e condições de saúde preocupantes.  

Quando existe um erro refrativo não tratado, por exemplo, o esforço para enxergar pode ser tão grande que provoca dor de cabeça e também nos olhos (vista cansada). Ou até mesmo o uso errado de óculos ou lente de contato.

Se a dor for acompanhada de outros sintomas como irritação, com olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento e secreção, pode ser conjuntivite, inflamação que afeta a conjuntiva e parte interna das pálpebras. Ela pode ser viral, bacteriana ou alérgica, e o diagnóstico é importante para tratar adequadamente e evitar complicações. 

Com sintomas semelhantes, com destaque para coceira nas pálpebras, sensação de areia nos olhos e queimação, a blefarite é uma inflamação que afeta região das pálpebras. É uma infecção devido à bactérias e que pode evoluir para ceratite ou ulcerações na córnea.

Outro problema é a uveíte, também um distúrbio ocular inflamatório que afeta a úvea no globo ocular. Além da dor nos olhos, a visão fica embaçada e sente-se sensibilidade à luz. Precisa ser diagnosticada previamente evitando complicações que podem atingir o  nervo óptico e a retina, afetando a visão.

Também o glaucoma é uma doença silenciosa que afeta a pressão intraocular e o nervo óptico. Muitas vezes os sintomas não são percebidos. A dor nos olhos pode ocorrer junto com a visão embaçada, visão de halos de luz, perda de visão periférica, lacrimejamento e dores de cabeça.

Se você sentir dor ao piscar pode ser terçol, um cisco ou outro corpo estranho no olho, devido ao uso de lentes de contato, fuligem, pólen, entre outros. A depender do que está afetando o globo ocular, pode provocar lesões e até levar à infecções.

São também causas da dor ocular olho seco, calázio, ceratite, hordéolo, neurite óptica, neuropatia ocular diabética, entre outras.

Além de problemas oculares, a dor nos olhos pode ser sinal de outras doenças, como enxaqueca, que apresenta dor de cabeça muito forte, fotofobia, lacrimejamento e tontura. E também a gripe ou sinusite, com dor atrás dos olhos e outras manifestações como coriza, tosse e dor de garganta.  Se caso a dor for acompanhada de febre e dor no corpo pode indicar dengue.

É preciso observar os sintomas paralelos, se a sensação dolorosa na região dos olhos é contínua e qual é a intensidade da dor, que facilitará detectar qual a causa. Por isso, sempre procure um oftalmologista para diagnóstico e tratamento. E nunca se automedique!