Doenças infecciosas & visão - Dr. Hilton Oliveira

Doenças infecciosas & visão

Vírus, bactérias, fungos e parasitas podem provocar doenças infecciosas que atingem todo o organismo. Esses microorganismos podem afetar os olhos também, promover sintomas oculares e até danos à visão se não tratadas adequadamente. Muitas são doenças comuns que crescem anualmente e atingem muitas pessoas. Confira:

Tuberculose

É uma doença provocada por bactéria e que tem prevenção com vacina. Ao acometer os olhos pode levar a uma inflamação ocular, com vermelhidão, dor ocular, perda visual progressiva, com visão embaçada e fotofobia, moscas volantes, uveíte, alteração da pressão intraocular, lesões no nervo óptico, retina e coroide.

Herpes simples

A herpes ocular é uma infecção causada pelo vírus do herpes simplex (HSV), o mesmo do herpes labial (e não tem a ver com o tipo genital). Os sintomas nos olhos variam desde vermelhidão, lacrimejamento, ardência, visão turva e até dor no local. Podem ocorrer inflamação na pele das pálpebras  e na córnea. Se a infecção na córnea não for tratada corretamente pode provocar perda de visão. A doença pode reincidir quando a imunidade estiver baixa. É transmissível pelo contato com saliva, lágrima, secreções do nariz e lábios.

Herpes zóster

Diferente da herpes ocular, o herpes zóster oftálmico é causado pelo vírus varicela-zoster, mesmo vírus da catapora. Costuma surgir após os 50 anos. Ela pode afetar os olhos, causando dor e ardência ocular, formigamento, bolhas na região dos olhos ou inchaço, pálpebras caídas, lacrimejamento, conjuntivite e outras inflamações podem ocorrer. E se não for diagnosticado e tratado pode deixar danos irreversíveis. A doença também conta com vacinação.

Citomegalovírus

Da mesma família do vírus da herpes, pode provocar perda da acuidade visual progressiva, moscas volantes e retinopatia.

Toxoplasmose

Causada por protozoário, é uma doença infecciosa não contagiosa, que pode ser adquirida na alimentação de água contaminada, ingestão de carnes cruas e de alimentos contaminados. Pode ocorrer transmissão gestacional de mãe para bebê. Está entre as principais causas de infecção intraocular.

Os sintomas que podem surgir variam entre irritação ocular, sensibilidade à luz, visão embaçada, moscas volantes e lesões na retina, pode agravar para um descolamento de retina.

Sífilis

Essa doença provocada por uma bactéria, pode acometer os olhos e levar a perda de visão. Pode causar sintomas com dor ocular,vermelhidão, fotofobia e visão embaçada, e progredir para complicações na retina, nervo óptico, mácula e coroide. A principal forma de contágio é por relação sexual desprotegida, mas pode ocorrer por arranhão, corte ou ferida na pele e mucosa  bucal.

Somente um infectologista e oftalmologista podem identificar e dar o diagnóstico preciso e consequentemente o tratamento adequado.