Cuidados com as lentes de contato - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Cuidados com as lentes de contato

Saiba quais as recomendações para o uso correto das lentes de contato evitando complicações.

As lentes de contato são uma das formas de correção visual mais adotadas em diversos problemas oculares. Elas podem ser de diversos tipos, formatos, materiais e características que permitem diferentes indicações.

Para algumas pessoas pode ser novidade, para outras um hábito comum diário, porém nem todo mundo sabe quais os cuidados necessários para o uso correto das lentes de contato e para evitar complicações.  

Estudo nacional aponta que 54% dos usuários de lentes de contato tem problemas em relação a higienização correta e limpeza do estojo. De acordo com uma pesquisa norte-americana, a maioria das pessoas tem grandes descuidos com as lentes: mais de 80% usam por mais tempo do que o recomendado, 55% misturam as soluções, a velha com nova, ao invés de higienizar o estojo e metade já dormiu de lente. 

RISCOS

Um mero descuido pode provocar complicações graves. Além do desconforto, bactérias, fungos e vírus podem contaminar e provocar inflamações e infecções.

Os problemas vão desde conjuntivites (de diversos tipos), olho seco, falta de oxigenação da córnea, blefarite, ceratite, infecções e até úlceras.

Em um estudo o CDC verificou que casos de ceratite estavam relacionados ao uso de lentes de contato acarretando em lesões oculares, redução da acuidade visual e até transplante de córnea.  

CUIDADOS

É  preciso retirar as lentes com regularidade e limpá-las sempre. Cada lente exige um tipo de solução de limpeza, lubrificação e cuidados de armazenamento, pois os materiais são diferentes.  Existem limpadores surfactantes (removem gordura e oleosidade),  enzimáticos (removem depósitos protéicos), soluções multiação e lubrificantes. O tempo de troca das soluções e periodicidade variam. Por isso sempre verifique as instruções de uso do fabricante

O estojo deve ser trocado a cada 3 meses em média e limpo todos os dias. A solução do estojo deve ser trocada de acordo com indicação da lente usada. Ao guardá-las é preciso cobrir as lentes com a solução para proteção, porém sem excessos, evitando que ela grude na tampa.

Lavar as mãos sempre foi uma recomendação imprescindível para o uso adequado da lentes sem risco, porém agora, mais do que nunca não se pode esquecer de lavar as mãos rigorosamente antes do uso ou retirada das lentes, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser seguido para o posterior uso de colírio lubrificante.

Confira os cuidados:

MANUSEIO: com as mãos sempre limpas!

HIGIENIZAÇÃO: antes e depois de usar sempre (com as soluções indicadas e não água ou outra substância)!

ARMAZENAMENTO correto com estojo, sempre trocando as soluções diariamente e o estojo também, trimestralmente.

LUBRIFICAÇÃO: cuidado com o ar condicionado e outras condições de ambiente prolongadas que ressecam as lentes.

Se houver alguma sujeira na lente e ao limpar ela não sair, descarte a lente.

O QUE NÃO FAZER:

Não coce os olhos usando lente (mesmo sem lente é um risco para ceratocone ou infecções);

NUNCA durma ou tome banho de lente;

Não de usar lentes de contato dentro da piscina;

Evite usar junto com maquiagem;

Não misture soluções (de marcas diferentes ou velha/nova).

Não use depois do prazo de validade;

JAMAIS umedeça a lente com saliva;

Não use soro fisiológico no lugar das soluções específicas para lente;

NUNCA compre lentes sem prescrição médica.

Veja as recomendações do CBO para manuseio cuidadoso:

  1. Enxaguar as lentes antes de inserir no olho.
  2. Verificar se a lente está do lado correto.
  3. Colocar a lente no dedo indicador de uma mão e com a outra prender os cílios, evitando piscar. Direcionar o dedo com a lente diretamente ao centro do olho, evitando toque nas pálpebras. Após a colocação, liberar suavemente as pálpebras, e tomar cuidado com as primeiras piscadas.
  4. Antes de remover, usar colírio umidificante. 
  5. Com auxílio dos dedos, fixar as pálpebras, para que se evite piscar durante a remoção. Com os dedos indicador e polegar, fazer uma “pinça” e puxar cuidadosamente a lente para fora do olho.

Reforçando que as lentes de contato devem ser prescritas pelo médico, mesmo que seja por uma questão estética!