Blefaroplastia: conheça o procedimento.
A blefaroplastia é a cirurgia das pálpebras, que corrige imperfeições tanto nas pálpebras superiores, quanto nas inferiores. Você sabia que esse procedimento vai além da questão estética?! A cirurgia pode garantir benefícios para a aparência e também para a função visual. Confira no texto abaixo:
Envelhecimento
Com a idade e o passar do tempo, a pele vai perdendo sua elasticidade e junto com o enfraquecimento dos músculos, as pálpebras ficam cada vez mais caídas, com aspecto de flacidez, surgimento de bolsas de gordura e rugas, aparentando um olhar cansado.
Por isso, a cirurgia, ao remover o excesso de pele e gordura que se acumula, proporciona um aspecto mais jovem e descansado, rejuvenescendo a aparência.
A cirurgia não interrompe o processo natural de envelhecimento, mas melhora a qualidade de vida, com um impacto psicológico positivo na autoestima e na confiança dos pacientes , ao sentir-se bem com a própria imagem.
Benefícios Funcionais
O excesso de pele pode prejudicar o campo visual, interferindo na visão periférica principalmente, o que pode dificultar realizar atividades simples como leitura e dirigir. E ao se agravar, em casos severos, pode comprometer até a segurança do paciente. Então a cirurgia pode melhorar o campo visual, garantindo uma visão mais clara e sem obstruções.
Recomendações
Excesso de pele nas pálpebras
Bolsas de gordura abaixo dos olhos
Flacidez ou rugas nas pálpebras inferiores
Aparência de pálpebras inchadas
Como é feita a blefaroplastia?
A cirurgia é realizada sob anestesia local, com sedação, com pequenas incisões nas dobras naturais das pálpebras, minimizando as cicatrizes visíveis. Costuma ter duração de 1 a 3 horas. A recuperação pode variar de uma a duas semanas e envolve inchaço e hematomas, que melhoram com o tempo.
Como qualquer cirurgia, podem ocorrer complicações como infecções, olhos secos, visão dupla, cicatrizes visíveis, entre outros. Porém, realizada com um médico experiente, contando com estrutura completa e adequada, além de seguir as recomendações médicas corretamente, as complicações podem ser evitadas, garantindo os melhores resultados possíveis.
Os resultados da blefaroplastia são duradouros e satisfatórios. Pode ser indicada tanto para homens quanto para mulheres, que não apresentem condições médicas que possam interferir no procedimento e na recuperação.
É fundamental consultar um médico Oftalmologista para avaliar as condições oculares e a indicação cirúrgica.