Alterações na tireoide e visão
Você sabia que alterações na tireoide podem afetar os olhos? Problemas de saúde nessa glândula podem levar a distúrbios oculares também. Confira!
A Doença Ocular da Tireóide é uma doença autoimune associada a alterações na produção dos hormônios da tireoide, causando inflamação periocular.
Na Orbitopatia de Graves, ocorre acúmulo de gordura na parte posterior dos olhos que provoca um aumento dos músculos oculares na órbita ocular causando o deslocamento do globo ocular para frente.
Os sintomas podem variar e envolver desconforto e mudanças nas pálpebras, com inchaço, edema e retração (pálpebra com abertura exagerada), olhos saltados e estrabismo. Também podem ser sentidos: secura ocular, lacrimejamento, visão dupla e até baixa de visão em casos graves.
Existem complicações graves, como o risco de exposição da córnea, causando úlcera corneana e também a possível compressão do nervo óptico pode levar à perda da visão definitiva.
Geralmente 90% dos casos estão relacionados ao hipertireoidismo, mas também pode estar relacionada a doença de Hashimoto, que provoca hipotireoidismo e promove olho seco, ardor e vermelhidão.
É possível que as alterações surjam simultaneamente ou separadamente, ou seja, nos olhos primeiro, depois na glândula, ou o inverso.
É preciso estar atento a um fator de risco, o tabagismo, que pode agravar o problema. Por isso recomenda-se evitar fumar, e até usar óculos de sol para proteger os olhos do sol e seus raios ultravioletas.
A doença precisa ser diagnosticada com exames específicos e acompanhada de forma multidisciplinar por Oftalmologista e Endocrinologista (ou Imunologista e outras especialidades), para controle e tratamento adequado, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico. O tratamento precoce reduz o impacto na saúde e qualidade da visão.