
O que você precisa saber para cuidar dos olhos no Verão

Sol, chuva, mudanças bruscas de temperatura, umidade do ar baixa, ar condicionado, e outros fatores externos podem favorecer alguns problemas oculares comuns nessa estação quente. Também com as viagens e atividades de lazer mais frequentes, o olho fica exposto a muito sol, piscina, ar condicionado, que podem prejudicar a visão.

Cuidado com o Sol! É preciso redobrar os cuidados com a alta exposição solar, pois sem a proteção UV adequada, pode provocar inflamação da córnea, pterígio, alterações na mácula, retina e outros problemas a longo prazo como catarata e degeneração macular. Não olhe diretamente para o sol, evite horários com alta incidência de raios ultravioletas (10h às 15h) e use óculos com proteção UV.
Moderação com o ar-condicionado! O excesso de ar-condicionado deve ser evitado, porque pode provocar ressecamento ocular, sendo fator de risco para Olho Seco. Os casos de ressecamento ocular nessa época saltam de 10% para 20%, entre trabalhadores que usam ar condicionado em excesso nos ambientes fechados e sem ventilação, segundo OMS. Também, o uso do ar-condicionado aumenta a exposição a contágios e infecções oculares.
Com dias cada vez mais quentes e secos, com a umidade do ar chegando até índices alarmantes abaixo de 20%, o que é muito abaixo do normal (que é entre 60% e 80%), provoca redução lacrimal (evaporação da lágrima) e deixando os olhos irritados. A secura que afeta a córnea e a região conjuntiva, pode evoluir para complicações como inflamações, lesões, úlceras e em casos extremos, perda de visão.

Além do olho seco, a Conjuntivite é um problema com alta incidência nesse período, pois as altas temperaturas favorecem o problema. A conjuntivite pode ser provocada por vírus, bactérias, produtos químicos, e causa vermelhidão, coceira, ardor, secreção, inchaço de pálpebras, entre outros. Se não for tratada pode evoluir para uma complicação!
Outro problema ocular comum é a Ceratite, agravado pelo clima seco e de maior risco pra quem usa lentes de contato e que não mantém higienização da lente e estojo, lubrificação das lentes e olhos e evita dormir ou tomar banho com a lente. Essa infecção, que afeta a córnea, pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus, e provoca vermelhidão, alterações na visão, fotofobia e até dor ocular.
Já o Pterígio também é outro problema provocado pela alta exposição solar e também fatores como fumaça, areia, vento, entre outros. Chamado também de “carninha do olho”, ocorre crescimento de tecido na conjuntiva se estendendo até a córnea. A progressão da lesão pode provocar astigmatismo e afetar a visão em casos mais graves. Os principais sintomas são vermelhidão ocular, ardência, queimação sensibilidade à luz e constante irritação ocular.
Confira algumas dicas pra cuidar dos olhos no Verão!
👓 Beba muita água! O ideal é consumir de 1,5 a 3 litros por dia em média. A desidratação afeta a produção lacrimal, para proteção da córnea e nutrição ocular, deixando o organismo suscetível a infecções e inflamações. A água também regula a circulação, lubrificação dos tecidos, transporta nutrientes e elimina toxinas.
🌞 Proteja-se do sol! Use óculos com proteção UV e evite olhar diretamente para o sol;
👓 Use umidificadores de ambiente;
😎 Evite exposição prolongada e direta a ventiladores e ar condicionado, que deixam o ar mais seco;
👓 Pisque mais para ajudar a lubrificar o olho;
😎 Use chapéus e bonés que ajudam a proteger os olhos;
👓 Lave o rosto e olhos;
🌞 Não deixe cair protetor solar nos olhos;
👓 Não entre no mar, cachoeira ou piscina de lente de contato;
😎 Não abra os olhos dentro da piscina;
👓 Use colírios lubrificantes receitados pelo seu oftalmo para evitar olho seco;
🌞 Lave olhos com água potável em qualquer incidente.
Se sentir algum dos sintomas mencionados, procure um médico Oftalmologista!