Fibromialgia: impactos nos olhos - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Fibromialgia: impactos nos olhos

Pacientes com fibromialgia costumam reportar sintomas oculares, desde irritação ocular até dores mais intensas. Essa síndrome crônica causa dor intensa nos músculos e tecidos, e pode afetar os olhos justamente por essa região possuir seis músculos que controlam seus movimentos. O sistema nervoso desses pacientes tende a se deteriorar afetando os nervos dos olhos.

A visão pode ficar embaçada, dupla ou turva, causar olho seco e sensibilidade à luz, e também ser afetada por espasmos, além de desconforto ocular, por causa da interferência da doença nos nervos.  A dor leva a uma tensão ocular e estresse intenso.

É preciso ter atenção a deficiências nutricionais e uso de alguns medicamentos, que são fatores de risco que podem piorar os problemas oculares nos pacientes com fibromialgia.

Uma complicação ocular é a corioretinopatia serosa central, doença ocular que afeta a mácula, a região da retina responsável pela visão central e de detalhes. E nesse caso o tabagismo, estresse e gravidez, por exemplo, podem piorar o problema.

Fibromialgia

Entenda como a fibromialgia pode afetar a visão e impactar na saúde do paciente.

A fibromialgia é uma doença autoimune debilitante caracterizada por dor musculoesquelética difusa crônica. A doença causa dor generalizada, geralmente intensa, fadiga, rigidez e sensibilidade dos músculos, e nas áreas ao redor de tendões e tecidos moles; além de confusão mental, estresse, depressão, transtornos do sono, entre outros.

Pode afetar qualquer pessoa, mas pode ser mais comum no sexo feminino e a incidência aumenta com a idade.

Portanto, a fibromialgia  pode prejudicar seriamente a qualidade de vida dos pacientes portadores do problema. Se você tem fibromialgia e notou mudanças na visão, procure um médico oftalmologista e faça o acompanhamento regular.