Dúvidas sobre Degeneração Macular
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) provoca lesão progressiva da mácula, atingindo a área central da retina. A doença ostuma surgir a partir dos 50 anos e é a principal responsável pela perda da visão na terceira idade, estando entre as principais causas de cegueira no mundo. Confira uma série de dúvidas sobre o problema para ficar de olho na sua visão!
Como é a visão de quem tem DMRI?
Geralmente o paciente tem a visão turva, borrada no centro, sem foco/nitidez e vê manchas.
Pode também sentir dificuldade de ver no ambiente escuro e necessidade de mais luz, ou até mesmo perceber as cores menos brilhantes ou vivas. Ao olhar para linhas retas, pode vê-las de forma distorcida, onduladas, embaçadas ou não enxergá-las.
Como a doença afeta a mácula, onde estão as células (fotorreceptores) responsáveis pela visão dos detalhes e cores ao focalizar a luz, portanto existe a dificuldade para reconhecer pessoas e/ou ao fazer atividades como ler ou cozinhar.
Quem tem DMRI pode dirigir?
Isso vai depender da qualidade da visão e não da doença. Com a visão normal nos dois olhos, não há impedimento. É requerida 50% de acuidade visual (20/40 cada olho/ ou 20/30 no olho melhor) e 120 graus de campo visual para as categorias A e B , segundo Conselho Nacional de Trânsito.
Quem é jovem pode ter DMRI?
A doença atinge majoritariamente pessoas acima dos 60 anos, porém é possível ocorrer a em jovens a ‘degeneração macular juvenil’, que engloba doenças oculares e maculopatias hereditárias, como retinosquise juvenil, retinose pigmentária, doença de Stargardt e outras. Também pode ocorrer a ‘degeneração macular miópica’, devido ao alongamento extremo do globo ocular em pacientes com miopia degenerativa (patológica) , doença rara que atinge 3% da população mundial.
Como posso prevenir a DMRI?
Como geralmente o principal fator de risco é o envelhecimento, o que pode ser feito é tentar levar uma vida mais saudável. Por exemplo, evitar o tabagismo, exposição solar (raios UV), controlar o colesterol e hipertensão, que aumentam a predisposição à doença. Também a alimentação incluindo boas doses de vitaminas antioxidantes, como a vitamina A, luteína e zeaxantina, que auxiliam a retardar a degeneração do envelhecimento. É importante também observar o consumo de dispositivos eletrônicos, pois a alta exposição a luz azul, presente em telas, a longo prazo pode prejudicar a retina com desenvolvimento de DMRI.
Você sabia que 80% dos brasileiros não sabem o que é DMRI?! Um alerta, pois a perda de visão é irreversível e se diagnosticada precocemente pode-se evitar perda visual e consequente diminuição da qualidade de vida.
Faça acompanhamento regularmente
AGENDE SUA CONSULTA com nossa equipe.
☎️ 19 3233-2564
📲 𝗪𝗛𝗔𝗧𝗦𝗔𝗣𝗣:19 3233-2564 https://bit.ly/consultaoftalmo
📍Instituto Penido Burnier: Rua Dr. Mascarenhas, 249- Botafogo | CAMPINAS.