5 curiosidades sobre olhos e visão
Confira algumas curiosidades bem legais sobre visão e temas relacionados!
Piratas e tapa-olho
Sabe de onde surgiu o tapa-olho dos piratas?! Na verdade não tem a ver com a falta do olho ou algum ferimento e sim usado como um artifício para melhorar a visão noturna. A constante movimentação entre ambientes interno e externo, com baixa e alta luminosidade deixava a visão confusa, pois leva tempo pra se adaptar, então o adereço era usado em ambientes mais escuros e facilitar a visão
Ler em movimento faz mal
Muito provavelmente você já ouviu falar que ler no carro em movimento faz mal às vistas. Ao ler e movimento no nosso cérebro recebe duas informações: a do objeto parado (leitura) e da visão periférica (o movimento). O cérebro fica confuso, e exige mais da visão para focar na imagem, que provoca cansaço visual, pode causar tontura, enjoo e dores de cabeça. Mas não há prejuízo da visão. É um mito dizer que pode ocorrer descolamento de retina simplesmente por ler em movimento.
Os olhos do amor
Você sabia que quando olhamos para a pessoa amada o nosso olho reage?! A pupila pode aumentar em até 40% o seu tamanho. Tudo isso cocrre porque ativamos o sistema nervoso que controla a dilatação da pupila, liberando adrenalina.
Biometria da íris e retina
A íris de cada pessoa é única, como uma impressão digital! E também numa mesma pessoa, a íris da direita é diferente da esquerda. Por isso que a Biometria é uma tecnologia que funciona com a mesma premissa da impressão digital. A identificação da retina á feita pelos vasos sanguíneos (padrão vascular) e da íris pelo pontos e anéis coloridos, tais processos duram de 3 a 5 segundos, tudo muito rápido!️ As imagens são decodificadas por um algoritmo que cruza o resultado com dados de um sistema com indivíduos cadastrados.
É um processo caro que costuma custar em média de R$ 8 mil (retina) a R$ 4 mil (íris).
Estresse oxidativo
O estresse oxidativo ocorre quando a nossas células produzem excesso de radicais livres, que podem causar danos celulares, como o envelhecimento precoce e morte das células.
Ele pode provocar doenças oculares como catarata, glaucoma, degeneração macular, olho seco, uveíte, inflamação da córnea, ceratite, entre outros. A exposição ao sol em excesso é um exemplo de situação que aumenta essa produção. Os antioxidantes neutralizam os efeitos dos radicais livres. Por isso a prevenção é muito importante, alimentação entre diversos cuidados com a saúde afetam nossa saúde como um todo.