III FATO ou FAKE da saúde ocular
No terceiro texto da série Fato ou Fake, trouxemos mais verdades oftalmológicas para desmistificar conceitos equivocados e manter você esclarecido com informações corretas sobre saúde ocular.
FAKE
Ceratocone tem cura
Não é verdade pois o ceratocone não tem cura e a doença é progressiva, vai gradativamente afetando a qualidade da visão. O ceratocone não desaparece naturalmente, mas o que pode acontecer é que eventualmente pare de progredir com a idade e estabilize (por volta dos 35 anos). Por isso, o ideal é tratar desde o começo para evitar que chegue à perda total da visão. Com a evolução do ceratocone, é muito difícil manter o uso dos óculos como solução, pois o grau muda frequentemente e não corrige o problema. Para corrigir a curvatura da córnea e deter a progressão do ceratocone, existem alguns tratamentos de ponta, avançados e muito eficazes.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/cirurgias/tratamentos-da-cornea
Ler no escuro faz mal
Um mito frequente é afirmar que ler no escuro prejudica a visão. O que acontece é que o ambiente com pouca luz exige das nossas pupilas uma maior dilatação, para absorver a iluminação fraca, causando desconforto .Os incômodos podem variar de vistas cansadas a dores de cabeça, coceira e ressecamento. No caso de pessoas com problemas relacionados à visão noturna pode ter outros sintomas devido ao esforço maior. O ideal é regular a iluminação, descansar as vistas e se estiver usando telas, diminuir o brilho para compensar o contraste claro/ escuro.
Colírio e lente de contato resolvem a catarata
Não existem tratamentos paliativos ou de prevenção para catarata como colírio e lente. A única forma de reverter a catarata é a cirurgia! O procedimento é muito rápido, sem necessidade de internação ou de pontos cirúrgicos e no dia seguinte já é percebida a melhora. A visão fica 100% entre duas a três semanas apenas.
Saiba mais: https://drhiltonoliveira.com.br/cirurgias/cirurgia-de-catarata/
FATO
Dormir pouco prejudica a visão
A luz regula nosso sono. O nosso organismo entende a alternância da claridade da luz do dia e do escuro da noite, influenciando a produção hormonal que afeta nosso sono e humor também. Desta forma, prejudica a produção equilibrada das substâncias rodopsina, melanopsina e melatonina, que induz o sono.
A insônia pode provocar problemas de lubrificação dos olhos, acarretando no desenvolvimento da síndrome do olho seco. Pode afetar a retina, aumentando o risco de alterações vasculares e disfunções musculares de acomodação. Como afeta todo o organismo, não dormir bem prejudica a imunidade, o que deixa o organismo suscetível a doenças, e principalmente as oculares sazonais como conjuntivites.
Cirurgia de catarata melhora o sono
A catarata afeta um hormônio responsável pela regulação do sono. A catarata escurece a visão e atrapalha a percepção da luz. A cirurgia melhora a absorção de luz, que afeta a produção da melanopsina e consequentemente a melatonina, que induzem o sono. Assim, com a cirurgia o ‘relógio biológico’ volta a funcionar!;
Excesso de sal faz mal à visão
Sal em excesso aumenta o risco de desenvolver catarata! Isso porque a substância em altas quantidade no sangue pode afetar as células e a transparência do cristalino. Pesquisa aponta que a ingestão de mais do que 6 gramas de sal diários aumenta em até 53% o risco da catarata (American Journal of Epidemiology/2010).