Nesse verão cuide da saúde dos olhos! - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Nesse verão cuide da saúde dos olhos!

É nessa época do ano que chega a estação mais quente do ano, o verão, e também é o período das férias escolares, recessos de trabalho e muitas pessoas costumam viajar e buscar outras atividades de lazer. O olho fica exposto a muito sol, piscina, ar condicionado, e outros fatores externos, por isso esse período é muito importante para se atentar a saúde ocular! Descubra porque e algumas dicas importantes:

Proteja seus olhos

Cuidado com  fatores externos que podem provocar irritação ocular:

Sol: tomar sol faz bem aos olhos, porém deve haver proteção e evitar excessos, pois a exposição demais ao sol tem efeitos nocivos para a saúde como um todo. No caso dos olhos pode provocar inflamação da córnea,  pterígio, alterações na mácula, retina e outros problemas a longo prazo como catarata e degeneração macular. 

Evite horários com alta incidência de raios ultravioletas (10h às 15h) e use óculos com proteção UV. Quando usamos o óculos de sol a pupila dilata para entrar mais luz, e é aí que entram os raios UV (se o óculos não tiver a proteção, eles vão direto para a retina e o cristalino). 
Outra dica importante é não olhar diretamente para o sol! Pode parecer inofensivo, mas pode provocar lesões oculares sérias porque as células da retina são afetadas, deixando a visão embaçada e com ponto cego. 

Piscina: proteja os olhos do cloro da água, evite ficar tempo demais na água e abrir os olhos dentro da água, pois ela contém muitos produtos que provocam irritação nos olhos, além de bactérias que podem causar contágios. Recomenda-se evitar o uso de lentes de contato na piscina, pois há risco de contaminações.

Regras que valem também para mar e cachoeiras.

Conjuntivite: esse é um período que registra aumento de casos de conjuntivite comumente, pois as altas temperaturas favorecem o problema. Mesmo com a pandemia, quem se  expõe à piscina, ar condicionado em excesso, facilita o contágio e risco de olho seco também. Lembrando que a conjuntivite pode ser provocada por vírus, bactérias, produtos químicos, e causa vermelhidão, coceira, ardor, secreção, inchaço de pálpebras, entre outros. Se não for tratada pode evoluir para uma complicação!

Evite contágios: continue se prevenindo com coronavírus e nunca passe a mão nos olhos!

Ar condicionado: em dias quentes, o excesso de ar condicionado deve ser evitado, porque pode provocar ressecamento ocular, sendo fator de risco para olho seco

Beba água: hidratar-se é um cuidado fundamental para saúde de todos os órgãos inclusive para os olhos, pois afeta a produção lacrimal, para proteção da córnea e nutrição ocular. A água regula a circulação, lubrificação dos tecidos, transporta nutrientes e elimina toxinas. Além do olho seco, a desidratação deixa o organismo suscetível a infecções e inflamações. 

Evite acidentes

Cuidado com excesso de protetor solar perto dos olhos, areia nos olhos, pancadas de bola com prática de esportes, entre outras situações de risco para acidentes oculares. Para aqueles que vão ficar em casa, também há riscos, por isso fique de olho para evitar situações como uso de produtos de limpeza, manuseio de ferramentas, entre outros. Saiba como evitar acidentes: https://drhiltonoliveira.com.br/evite-acidentes-oculares-em-casa/

Um cuidado indispensável também é reduzir o tempo nos aparelhos eletrônicos e telinhas. Busque equilibrar as atividades. Faça pausas, vá até a janela e olhe para um ponto longe, para relaxar a musculatura da visão!

Não use colírios sem prescrição do médico oftalmologista, pois podem provocar irritação ocular, agravar infecções, causar intoxicação, entre outras complicações.

Check Up 

Garanta o diagnóstico e tratamento de problemas oculares para você viajar tranquilo e sem surpresa! Faça o check up oftalmológico antes de viajar.

Recapitulando então, confira as dicas pra se cuidar melhor nesse período:

─ Use óculos de sol com proteção uv;

─ Use chapéus e bonés que ajudam a proteger os olhos;

─ Não deixe cair protetor solar nos olhos;

─ Não entre no mar, cachoeira ou piscina de lente de contato;

─ Não abra os olhos dentro da piscina;

─ Não compartilhe colírios de outras pessoas;

─ Evite excesso de ar condicionado;

─ Não leve as mãos aos olhos;

─ Hidrate-se regularmente (1,5 a 3 litros por dia em média);

─ Use colírios lubrificantes receitados pelo seu oftalmo para evitar olho seco;

─ Cuidado com fogos de artifício, mantenha distância segura;

─ Lave olhos com água potável em qualquer incidente.

Confira ainda: