Melanina e saúde dos olhos - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Melanina e saúde dos olhos

A melanina é uma proteína produzida por células específicas, os melanócitos. Ela é encontrada na pele, cabelo e nos olhos. A função da melanina é proteger o DNA dos raios UV (radiação). Nos olhos ela está localizada na retina e íris. Confira qual a relação da melanina com aspectos e saúde dos olhos!

Cor dos Olhos

A cor dos olhos é uma combinação complexa, definida pela quantidade de melanina na íris e também locais de deposição da substância, além de envolver 150 genes que afetam o resultado final.

Quanto mais melanina presente no olho, maior a quantidade de luz absorvida pela íris e menor a quantidade refletida, que resulta na coloração mais escura dos olhos.

Olhos Castanhos/Marrons

  • 55% das pessoas no mundo tem olhos castanhos e 8% têm olhos marrons 
  • Nesses casos os olhos apresentam maior quantidade total de melanócitos.
  • A melanina acumula-se na região mais superficial da íris.
  • As células absorvem a maior parte da luz e refletem  luz marrom/amarelada.

Olhos azuis 

  • 8% das pessoas no mundo têm olhos azuis.
  • Os olhos dessa cor apresentam mínima quantidade (ou quase nula) total de melanócitos.
  • A melanina acumula-se em regiões mais profundas da íris.
  • As células não absorvem tanto a luz como nos olhos castanhos e marrons e eles atravessam a camada sem pigmentação na íris, que reflete o comprimento de onda luminoso azul (mais curto).
  • Pode variar para o tom cinza em alguns casos.

Olhos Verdes e outros

  • Mais raros, somente 2% têm olhos verdes e 5% têm olhos de cor âmbar.
  • Esses olhos apresentam quantidade média de melanócitos (menos que o castanho e  mais do que o azul).
  • A dispersão de luz é média e reflete a mistura da luz marrom-amarelada com a azul resultando na verde.

Alguns bebês nascem com olhos claros, que podem mudar de coloração até os melanócitos serem estimulados a produzir a melanina com o desenvolvimento do organismo.

Heterocromia

Pode ocorrer de uma pessoa ter olhos de cores diferentes. É uma condição muito rara, genética, que afeta a cor da íris. Outros fatores podem provocar essa alteração, como doenças, lesões e traumas oculares. A heterocromia também pode ocorrer em animais, como cães e gatos.

Visão e saúde dos Olhos

Como explicamos sobre a dispersão da luz, a presença de melanina está relacionada com a proteção da luz e raios ultravioletas no olho. Por isso, olhos mais claros têm maior sensibilidade (fotofobia). Estudos, por exemplo, apontam também maior propensão à DMRI (degeneração macular), já que a exposição aos raios UV é fator de risco que favorece a degeneração da mácula.

Albinismo 

Nessa condição de saúde, há falta parcial ou completa da melanina, que se deve à alteração na enzima tirosinase que produz a substância. Essa menor presença de melanina afeta os nervos ópticos e retina, que promove alterações na acuidade visual, pode levar ao estrabismo, erros refrativos e outros problemas.

 A condição então exige cuidados redobrados com a visão, com proteção de raios UV e acompanhamento oftalmológico regular.

#curiosidade

Como vemos as cores?

As cores são interpretações cerebrais: quando a luz chega no olho, os fotorreceptores são células responsáveis por essa informação,  os bastonetes (escuro) e cones (claro) captam o estímulos luminosos para o cérebro interpretar esse comprimento de onda. A luz branca contém todas as cores (espectros de luz) e o preto é ausência de luz, ou seja não reflete cor. Se você vê algo azul, é porque a luz absorveu todas os espectros (vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta), exceto o azul. As tonalidades são diferenciadas pelo comprimento de onda (cores possuem velocidades diferentes). E cada pessoa pode enxergar a mesma coisa com variação de tom, pois a luz pode ser absorvida de densidades diferentes para cada um.