Por que não ter medo da cirurgia ocular? - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Por que não ter medo da cirurgia ocular?

Muitas pessoas desistem de tratar o seu problema de visão por causa do medo da cirurgia. Na maioria das vezes, a falta de conhecimento e informações suficientes deixam o paciente inseguro. Vamos elencar alguns motivos muito importantes para que você cuide logo da sua visão e realize seu procedimento cirúrgico.

Evitar a perda da visão

Além da correção da visão, com melhoria na definição de nitidez, detalhes e cores vivas, o principal ganho com a cirurgia é evitar a cegueira e a perda da visão, que em muitos casos pode ser irreversível. Em alguns casos pode corrigir mais de um problema de visão simultaneamente.

Qualidade de vida 

As doenças da visão pode prejudicar o exercício de atividades cotidianas e até limitar tarefas corriqueiras. Em alguns casos debilitam o paciente, com risco de acidentes inclusive. Provoca um impacto notável na autoestima, levando ao isolamento e à depressão. A cirurgia oftalmológica promove o resgate da segurança, autoconfiança, autonomia e interação social. 

Reduz o grau 

A cirurgia irá reduzir consideravelmente o grau para uma visão 100% e até pode anular a obrigatoriedade de usar óculos ou lentes de contato, eliminando uma série de preocupações. A evolução de algumas doenças obriga a uma troca constante de lentes /grau, como ceratocone por exemplo.

Rápidas e indolores

Quase todos os procedimentos atuais são rápidos (15 a 20 minutos) e sem grandes complicações. São feitos com colírios anestésicos, geralmente sem internação ou pontos cirúrgicos. Todos indolores! As incisões são microscópicas e cada vez menos invasivas, por isso causam menos desconforto. A maioria permite o retorno da visão rapidamente, com retorno das atividades em poucos dias ou semanas.

CIRURGIA REFRATIVA

  • PRK: recuperação pós-operatória  de aproximadamente 3 semanas
  • LASIK: recuperação rápida (poucos dias)
  • FEMTO-LASIK: recuperação mais rápida que os demais

IMPLANTE INTRAOCULAR– Cirurgias de Catarata/ Refrativa

Recuperação rápida e retorno às atividades em até 7 dias

CIRURGIA DE CATARATA

  • Em poucas horas a visão volta ao normal e fica próxima de 100% no dia seguinte, geralmente.

YAG LASER-Catarata

  • Procedimento rápido realizado no consultório, indolor e sem anestesia, com recuperação no mesmo dia.

CROSSLINKING– Ceratocone

  • Recuperação em 15 dias em média.

ANEL INTRACORNEANO– Ceratocone

  • A visão já está próxima de 100% no dia seguinte. A recuperação é relativamente rápida e progressiva (3 meses).

TRANSPLANTE DE CÓRNEA– Ceratocone

  • Recuperação em algumas semanas, com desconforto inicial. 

Taxas de sucesso altas

A eficácia e sucesso  das cirurgias oculares são bastante altas com raros casos de complicações pós-cirurgicas. É preciso entender que com o avanço da medicina e das tecnologias, os procedimentos se tornam menos invasivos, mais rápidos e eficazes.

  • A cirurgia de catarata chega a 98% de taxa de sucesso global. 
  • A refrativa ultrapassa 90%, e apenas 2% com algum grau residual.
  • Outro exemplo é crosslinking do colágeno corneano que pode estabilizar o ceratocone em mais de 90% dos casos.

Melhor solução

A intervenção cirúrgica só é indicada pelo médico oftalmologista após cuidadosa análise do paciente e exames, o que significa que o procedimento indicado é a melhor solução para o problema em questão.

Informações seguras

São realizadas consultas pré-operatórias, ou seja, antes da cirurgia todas as informações e orientações são fornecidas cuidadosamente para que o paciente tome a decisão com segurança e se sinta confortável para realização do procedimento.

O risco da cirurgia é não fazê-la. 

Com a saúde ocular não se brinca!

Saiba mais:

https://drhiltonoliveira.com.br/anel-intracorneano-beneficios-para-quem-tem-ceratocone/https://drhiltonoliveira.com.br/crosslinking-para-ceratocone/