O que é Rosácea Ocular?
Existe uma doença dermatológica, chamada rosácea, uma condição inflamatória na pele que pode atingir os olhos. Cerca 50% dos pacientes com rosácea manifestam lesões oculares. A doença costuma afetar adultos de 30 a 50 anos.
A rosácea ocular provoca sintomas similares a uma conjuntivite, como irritação e vermelhidão nos olhos, fotofobia, visão embaçada, ardência e coceira. É possível manifestar também sintomas de olho seco, ou lacrimejamento, pálpebras inchadas, sensação de corpo estranho e calázio.
A inflamação pode atingir a conjuntiva e a córnea principalmente, levando a complicações como queratite inflamatória, blefaroconjuntivite, esclerite e edema ocular. Os sintomas variam a depender do quadro leve, moderado ou severo. Quando a condição é extrema, em olhos muito secos por exemplo, sem o tratamento adequado pode evoluir para perda da visão ou cegueira.
As causas do distúrbio são muitos, pode estar associado a fatores genéticos, obesidade, tabagismo, medicamentos com cortisona, vasodilatadores ou fotossensibilizantes, infecção bacteriana na pele ou por ácaros nos cílios. Existem condições também que podem estimular o desenvolvimento da rosácea ou agravá-la, como exercícios físicos intensos, alterações emocionais como estresse, também alterações hormonais, mudanças bruscas de temperatura, ingestão de bebidas alcoólicas e/ou alimentos muito quentes, banhos quentes, exposição extrema aos raios UV, vento, etc.
É um problema sem cura, mas que tem tratamento para controle dos sintomas. Por ser crônica, necessita de acompanhamento médico frequente. Somente uma avaliação médica irá determinar a gravidade dos sintomas oculares, pois nem sempre se manifestam da mesma forma na pele.
Prevenção
Para evitar o aparecimento e agravamento do problema, é importante manter alguns cuidados como:
- Evitar os fatores de risco desencadeantes já citados, que provocam a dilatação dos vasos sanguíneos:
- Evite mudanças bruscas de temperatura
- Evite ingestão de bebidas alcoólicas
- Evite ingestão de alimentos muito quentes e apimentados
- Evite banhos muito quentes/ saunas
- Evite exposição excessiva ao sol
- Evite uso de corticosteroides e medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes
- Realizar limpeza diária das pálpebras.
- Evitar maquiagens nos olhos e/ou lentes de contato.
- Usar colírios somente com prescrição médica.
- Evitar cosméticos não recomendados pelo médico.