Preciso mudar o grau dos óculos ou trocar de lente? - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Preciso mudar o grau dos óculos ou trocar de lente?

Quando já se usa lentes de contato ou óculos de grau é preciso, com o tempo, se atentar a alguns sinais e ter alguns hábitos para poder cuidar da visão corretamente e atualizar o grau, caso necessário, para enxergar melhor.

Normalmente ocorre a progressão do problema, com aumento do grau ou surge um novo fator que altera a visão: como ceratocone e problemas refrativos. A depender do distúrbio ocular e seu estágio de progressão, pode existir um tratamento cirúrgico mais eficaz, com a cirurgia refrativa, por exemplo.

Claro que o primeiro cuidado é realizar as consultas regulares ao oftalmologista, pois não somente o grau dos óculos ou lente vai ser avaliado, mas toda a saúde ocular, com acompanhamento do seu problema de visão e outros diagnósticos.

Depois de um certo tempo, os óculos podem começar a incomodar e até atrapalhar a visão. Os sintomas podem incluir:

Colocar e tirar os óculos para situações diferentes o tempo todo – Dores de cabeça – Cansaço ocular – Visão embaçada e problemas de nitidez – desconforto. 

Problemas com a armação e as lentes dos óculos também podem surgir com o tempo de uso, nesse caso fica difícil manuseá-los e as lentes perdem a transparência e prejudicam a qualidade da imagem. No caso das lentes de contato, deve-se observar o prazo de validade principalmente, entre todos os cuidados necessários de manutenção.  Mais de 80% dos usuários de lentes de contato usam por mais tempo do que o recomendado, aponta pesquisa norte-americana. A  maioria das pessoas tem grandes descuidos com as lentes, o que pode ocasionar complicações graves.

Quem já tem miopia e casos na família, deve ficar atento, pela predisposição genética  do problema, que progride com o tempo. Outros fatores de risco para progressão dos problemas de visão são: o uso excessivo de muitos dispositivos eletrônicos e forçar as vistas em ambientes com pouca iluminação também.

Pessoas com presbiopia, por exemplo, costumam adquirir óculos sem receita médica (66% do entrevistados), dado preocupante que representa riscos para a visão, indica Pesquisa Ibope (Alcon e Conselho Brasileiro de Oftalmologia – 2019). A escolha errada dos óculos ou lentes pode prejudicar ainda mais a visão. O médico oftalmologista é o único que pode avaliar a sua saúde ocular! Exames e receitas são atos médicos. Fique atento a essa questão. 

Tem mais de um ano de uso das lentes e óculos? Aproveite e faça um check up oftalmológico que é recomendado anualmente.