Como prestar primeiros socorros oculares? - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Como prestar primeiros socorros oculares?

Recentemente falamos sobre os acidentes oculares. Tanto em casa, praticando esportes ou no trabalho, o número de acidentes que afetam a visão é alto. São mais 50 milhões de traumas oculares no mundo todo ano e 750 mil necessitam de hospitalização. De acordo OMS, cerca de 2 milhões de pessoas perdem a visão por causa desses traumas. No Brasil, estima-se que sejam mais de 150 mil casos relacionados somente ao trabalho por ano, segundo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Nesses casos, o uso equipamento de proteção individual (óculos de proteção) pode diminuir 90% os acidentes oculares.

Durante a pandemia muitas pessoas acabam tendo mais contato com produtos de limpeza, por exemplo, o que pode aumentar as chances de um acidente ocular.  Saiba como evitar acidentes em casa nesses tempos de pandemia!

A depender do tipo de acidente podem ocorrer irritações e dores oculares, ou em situações mais graves de trauma ocular, lesões na córnea ou retina, perfuração, hemorragias e consequente desenvolvimento de catarata, glaucoma, uveíte e comprometimento da visão. E se acontecer um acidente, o que devo fazer? Saber prestar os primeiros socorros corretamente é muito importante para reduzir chances de complicações. Confira:

  • Primeiro esterilize tudo que for usar e lave bem as mãos!
  • Em caso de queimadura química (produtos de limpeza, tintas, maquiagens, combustível e sprays), é indicado lavar com água imediatamente para remover o produto, evitando que o contato prolongado da substância lesione ainda mais o local. Deve durar 15 minutos em média e não pode esfregar a região afetada.
  • Em casos de micro partículas como poeira e areia, cílios ou insetos, o ideal é piscar para que o lacrimejamento ajude a lubrificação ocular expulsando naturalmente. 
  • Corpo estranho e fragmentos: estilhaços de vidro e outros materiais perfurantes, não pode tentar remover para não agravar a situação. Não faça tapa-olho abafando a região. 
  • Em casos de corte e perfurações não pode lavar os olhos. Deve-se proteger a região, mantendo a oxigenação. Pode, por exemplo, colocar um copo descartável limpo com gaze para evitar qualquer contato.
  • Nunca deixar a pessoa acidentada esfregar os olhos!

É importante frisar que em todos os casos o paciente deve ser encaminhado rapidamente ao pronto atendimento, para atendimento oftalmológico adequado.

INSTITUTO PENIDO BURNIER

PRONTO ATENDIMENTO (URGÊNCIA E EMERGÊNCIA) – Das 7h às 23h (todos os dias)

(19) 3232-5866 | Av. Andrade Neves, 683  – Centro / Campinas 

CASOS DE URGÊNCIA (corpo estranho, acidente de trabalho, trauma penetrante, queimadura por solda, queimadura química, úlcera de córnea, descolamento de retina, uveíte e glaucoma agudo).

O QUE CONFIGURA EMERGÊNCIA:

– Dor súbita nos olhos;

– Contusões;

– Traumas perfurantes;

– Queimadura química ou térmica;

– Cegueira temporária;

– Aumento repentino da pressão intraocular;

– Enxergar manchas escuras ou flashes de luz e muitas moscas volantes;

– Desconforto pós-cirúrgico intenso;

– Olhos vermelhos e inchados.