Estresse e visão: cuidado! - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

Estresse e visão: cuidado!

Descubra como o stress afeta a saúde ocular e pode até causar perda de visão.

O estresse é um problema de saúde que atinge milhares de pessoas no mundo. Nosso país  é segundo no ranking com maior nível de estresse do mundo! Ansiedade, fadiga, tensão, tudo isso provoca uma sobrecarga do organismo e o impacto pode atingir inúmeras partes do corpo, inclusive os olhos.

A produção de hormônios com o estresse passar a desregular o que provoca alterações na pressão arterial, frequência cardíaca e respiração. Os sinais na visão podem ir de olhos vermelhos, dores de cabeça, até problemas mais sérios. Confira:

Fadiga Ocular

O cansaço ocular pode ser ocasionado pelo esforço das vistas ao passar muito tempo trabalhando com os olhos muitos próximos do computador, por exemplo. Isso afeta  a acomodação visual, que é a capacidade do músculo de focar objetos perto e longe. Os sintomas vão desde visão embaçada e dor de cabeça, até dor nos olhos, olhos secos lacrimejamento, fotofobia e miopia induzida.

Blefaroespasmo 

O famoso tremor nas pálpebras é um sinal de cansaço! Acabamos piscando involuntariamente e o olho dá espasmos. Os sintomas comuns são piscar demais, olho seco e fotofobia. O problema pode indicar outras doenças oculares como blefarite, ceratite, entre outros.

Herpes Ocular 

O estresse provoca baixa na imunidade o que pode favorecer a reincidência de herpes. A infecção pode vir acompanhada de  inflamação das pálpebras (blefarite), na córnea (ceratite) e conjuntivite.

Serosa Central

O aumento do nível de cortisol, devido ao estresse, provoca alterações que afetam os vasos sanguíneos do fundo do olho, causando vazamento de líquido que pode ocasionar no descolamento seroso de retina na região da mácula. O principal sintoma é visão distorcida e presença de uma mancha escura.

O estresse geralmente está relacionado a outros fatores negativos decorrentes como problemas no sono e má alimentação (deficiência de nutrientes). Tudo isso impacta na saúde ocular!

O estresse crônico, quando perdura por mais tempo, é um problema sério de saúde. Fique atento e procure sempre um especialista para tratar antes que evolua para quadros mais complexos.

Confira algumas dicas para cuidar da visão:

  • Deixe o ambiente com temperatura equilibrada e use umidificadores.
  • Ambiente bem iluminado para evitar um esforço desnecessário da visão.
  • Faça pausas no trabalho: descanse os olhos.
  • Ajuste o brilho de tela
  • Sente-se de forma confortável.
  • Pisque mais!
  • Não coce os olhos.
  • Durma bem.
  • Alimente-se bem, equilibrando todos os nutrientes.
  • Não negligencie sintomas: faça consultas regulares no oftalmologista.