5 curiosidades sobre olhos e visão- Parte III
Quantas vezes piscamos?
Adultos piscam de 15 a 20 vezes por minuto, na adolescência por volta dos 14 anos, 10 vezes por minuto e já os bebês em média duas vezes por minuto só.Essas quantidades de piscadas podem variar de acordo com a atividade que estamos fazendo.
Homens e mulheres têm diferenças na visão
Podem haver algumas diferenças na visão de pessoas do sexo masculino e feminino?! O sexo feminino tem maior facilidade em distinguir cores e ver tons, já o sexo masculino apresenta maior sensibilidade para objetos em movimento e detalhes menores. É o que afirmou estudo (Isaac Abramov / Brooklyn College | 2012). Há fatores biológicos que permitem enxergar de formas diferentes, entre as hipóteses que justificam a diferença é que a testosterona influencia na quantidade de receptores cerebrais na área responsável pela visão. Há também uma diferença em relação a ocorrência de problemas oculares nas mulheres, devido a questões hormonais principalmente.
Cirurgia de catarata melhora o sono
A catarata escurece a visão e atrapalha a percepção da luz, ela afeta um hormônio responsável pela regulação do sono. A cirurgia melhora a absorção de luz, que corrige a produção da melanopsina e consequentemente a melatonina, que induzem o sono. Assim, com a cirurgia o ‘relógio biológico’ volta a funcionar!
A Catarata atinge 70 milhões de pessoas no mundo e é responsável por mais de 47% dos casos de cegueira!
Lentes diferentes podem melhorar sua visão para dirigir
Para garantir maior segurança na direção noturna, se você usa óculos, é preciso escolher a lente certa para usar à noite. Como os raios de luz azul são frequentes, as lentes amarelas (amber ou âmbar) ajudam a reduzir o ofuscamento e desconforto causado por eles, melhorando o contraste da luz.
Lentes escuras: para dirigir sob o sol, melhora a visibilidade em ambientes iluminados e protegem dos raios ultravioletas.
Essas lentes podem reduzir a percepção de contrastes, então podem ser utilizadas lentes fotossensíveis ou não, mas é importante ter o mesmo grau já usado nos óculos normais.
Lentes coloridas: melhora na visão de contrastes, no ofuscamento, com maior conforto visual.
- Lentes amarelas: indicada para ambientes com pouca luz, reduz o ofuscamento.
- Lentes cinzas: situações com excesso de claridade solar.
- Lentes verdes: condições com luminosidade moderada.
- Lentes laranjas: melhora do contraste em dias ensolarados ou à noite.
Para a noite o ideal é usar lentes antirreflexo que melhoram a nitidez.
A dificuldade na visão noturna pode afetar até mesmo aqueles que não possuem erros refrativos ou outros problemas oftalmológicos, pois as condições de iluminação podem provocar ofuscamento.
Fonte: CBO
Se você não sabe se precisa de óculos para dirigir, recomendamos realizar uma consulta de rotina para verificar como anda sua acuidade visual. 😉
Pouca exposição ao sol pode favorecer miopia e ceratocone
Sempre alertamos que a exposição em excesso ao sol pode ser prejudicial por causa dos raios ultravioletas. Mas também não tomar sol é prejudicial à saúde! O sol tem sim seus benefícios! Alguns estudos comprovam que a luz solar estimula a produção de dopamina, que impede o crescimento axial do globo ocular, ou seja, que cresça alongado, distorcendo a luz que entra no olho, o que leva à miopia.
Crianças que ficam muito em casa e as atividades se limitam a aparelhos eletrônicos têm o problema ampliado, pois o uso excessivo das telinhas afeta a acomodação ocular, ou seja, a capacidade do olho de ajustar o foco para perto ou longe, que também agrava a miopia.
·