5 curiosidades sobre olhos e visão- Parte III - Dr. Hilton Oliveira
SEG - SEX: 8:00h - 17:00h Sábados e Domingos - Fechado
Seg. Sex. 8h - 17h
R. Dr. Mascarenhas, 249 - Campinas
Image Alt

Dr. Hilton Oliveira

5 curiosidades sobre olhos e visão- Parte III

Hey you are best. portrait of flirty and happy charismatic african american woman with blond haircut winking joyfully and smiling as showing thumb up in like and approval gesture over white wall

Quantas vezes piscamos?

Adultos piscam de 15 a 20 vezes por minuto, na adolescência por volta dos 14 anos, 10 vezes por minuto e já os bebês em média duas vezes por minuto só.Essas quantidades de piscadas podem variar de acordo com a atividade que estamos fazendo. 

Lovely couple looking at each other with crossed hands while smiling.

Homens e mulheres têm diferenças na visão

Podem haver algumas diferenças na visão de pessoas do sexo masculino e feminino?! O sexo feminino tem maior facilidade em distinguir cores e ver tons, já o sexo masculino apresenta maior sensibilidade para objetos em movimento e detalhes menores. É o que afirmou estudo (Isaac Abramov / Brooklyn College | 2012). Há fatores biológicos que permitem enxergar de formas diferentes, entre as hipóteses que justificam a diferença é que a testosterona influencia na quantidade de receptores cerebrais na área responsável pela visão. Há também uma diferença em relação a ocorrência de problemas oculares nas mulheres, devido a questões hormonais principalmente.

Worried senior man thinking of something while resting in bed at night

Cirurgia de catarata melhora o sono

A catarata escurece a visão e atrapalha a percepção da luz, ela afeta um hormônio responsável pela regulação do sono. A cirurgia melhora a absorção de luz, que corrige a produção da melanopsina e consequentemente a melatonina, que induzem o sono.  Assim, com a cirurgia o ‘relógio biológico’ volta a funcionar!

A Catarata atinge 70 milhões de pessoas no mundo e é responsável por mais de 47% dos casos de cegueira!

Close up outdoor lifestyle travel photo of young blonde hipster  woman driving car, glasses and bright clothes, big smile happy mood, enjoy her nice day, young businesswoman .

Lentes diferentes podem melhorar sua visão para dirigir

Para garantir maior segurança na direção noturna, se você usa óculos, é preciso escolher a lente certa para usar à noite. Como os raios de luz azul são frequentes, as lentes amarelas (amber ou âmbar) ajudam a reduzir o ofuscamento e desconforto causado por eles, melhorando o contraste da luz.

Lentes escuras: para dirigir sob o sol, melhora a visibilidade em ambientes iluminados e protegem dos raios ultravioletas. 

Essas lentes podem reduzir a percepção de contrastes, então podem ser utilizadas lentes fotossensíveis ou não, mas é importante ter o mesmo grau já usado nos óculos normais.

Lentes coloridas: melhora na visão de contrastes, no ofuscamento, com maior conforto visual.

  • Lentes amarelas: indicada para ambientes com pouca luz, reduz o ofuscamento.
  • Lentes cinzas:  situações com excesso de claridade solar.
  • Lentes verdes:  condições com luminosidade moderada.
  • Lentes laranjas: melhora do contraste em dias ensolarados ou à noite.

Para a noite o ideal é usar lentes antirreflexo que melhoram a nitidez. 

A dificuldade  na visão noturna pode afetar até mesmo aqueles que não possuem erros refrativos ou outros problemas oftalmológicos, pois as condições de iluminação podem provocar ofuscamento.

Fonte: CBO

Se você não sabe se precisa de óculos para dirigir, recomendamos realizar uma consulta de rotina para verificar como anda sua acuidade visual. 😉

Mother and children live streaming movies on tablet or digital kids app in a tent camping at night and bokeh lights care love mom reading ebook to happy girl or online games with home wifi in dark

Pouca exposição ao sol pode favorecer miopia e ceratocone

Sempre alertamos que a exposição em excesso ao sol pode ser prejudicial por causa dos raios ultravioletas. Mas também não tomar sol é prejudicial à saúde! O sol tem sim seus benefícios! Alguns estudos comprovam que a luz solar estimula a produção de dopamina, que impede o crescimento axial do globo ocular, ou seja, que cresça alongado, distorcendo a luz que entra no olho, o que leva à miopia.

Crianças que ficam muito em casa e as atividades se limitam a aparelhos eletrônicos têm o problema ampliado, pois o uso excessivo das telinhas afeta a acomodação ocular, ou seja, a capacidade do olho de ajustar o foco para perto ou longe, que também agrava a miopia.

  ·